Vasco encaminha a contratação do técnico Zé Ricardo

O contrato de um ano foi uma exigência do treinador para assumir a responsabilidade de tirar o Gigante da Colina da Zona de Rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O Vasco da Gama acertou na tarde desta terça-feira, 29, a contratação do técnico Zé Ricardo por um ano. O treinador deve ser anunciado nesta quarta-feira, 30.

O treinador volta ao clube para ocupar a vaga deixada por Ricardo Sá Pinto, demitido nesta madrugada após não conseguir desenvolver bom trabalho à frente do cruzmaltino.

O contrato de um ano foi uma exigência do treinador para assumir a responsabilidade de tirar o Gigante da Colina da Zona de Rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Além de Zé Ricardo, o Vasco já acertou a contratação de Alexandre Pássaro, do São Paulo, para o cargo de Diretor de Futebol, vaga deixada por André Mazzuco, que também foi demitido, e Rodrigo Caetano, que deixará o Internacional e deve assumir a vaga de CEO do futebol vascaíno.

A chegada de Zé Ricardo, além de mexer com os ânimos do elenco e trazer esperança para o torcedor vascaíno, dá um alivio financeiro aos cofres do clube, já que o técnico deve receber cerca de 150 mil reais, com chance de aumentar seus vencimentos dependendo dos resultados obtidos. Vale lembrar que a comissão técnica comandada por Sá Pinto recebia cerca de R$ 600 mil.

Em 22 de agosto de 2017, Zé Ricardo acertou com Vasco da Gama até o fim de 2018, retornando ao clube em que atuou como técnico de futsal na década de 90, treinando inclusive os ídolos do clube Felipe e Pedrinho.

Em 23 de agosto de 2017, Zé Ricardo foi anunciado oficialmente pela equipe.Sua estreia ocorreu no dia 9 de Setembro de 2017, com vitória sobre o Grêmio, pelo Brasileirão. 

Logo depois do seu segundo jogo no comando da equipe, em 17 de setembro de 2017, contra o Corinthians na Arena Corinthians – que terminou com vitória do mandante por 1–0, com um gol irregular.  – o treinador iniciou uma série invicta de 11 jogos, que terminou em 19 de novembro de 2017 (cerca de dois meses), na derrota por 3–1 para o Atlético Paranaense na Arena da Baixada; sendo essa, a segunda maior série invicta do clube na história do Brasileirão em pontos corridos.

Ao final de 2017, o treinador classificou o Cruzmaltino para a Copa Libertadores do ano seguinte, a qual o Vasco não disputava desde 2012 sendo também vice-campeão do returno da competição, obtendo um aproveitamento de 58,3% (7 vitórias, 7 empates e apenas 2 derrotas). Zé Ricardo assumiu o Vasco na 14ª colocação da competição, e terminou na 7ª colocação.

Em 2 de junho de 2018, pediu demissão do comando do Vasco após derrota para o Botafogo.

O treinador foi um dos mais pedidos por torcedores nas redes sociais e chega com a dura missão de fazer o Vasco reencontrar o caminho das vitórias.