Diário Carioca Google News

O carioca sabe que quando o verão chega ao Rio de Janeiro ele não vem para brincadeiras. A temperatura é sempre alta, e as praias da cidade ficam lotadas de gente tentando aliviar um pouco o calor. Nessa época do ano, é importante redobrar a atenção aos cuidados com a pele, hidratar-se bem e tomar algumas outras precauções para manter a saúde em dia.

Para você não ter dúvidas sobre as medidas necessários para enfrentar o calor, a Secretaria Municipal de Saúde separou algumas dicas de saúde para o verão, que começa oficialmente nesta quinta-feira (21). Leia e curta a estação mais quente do ano com responsabilidade.
Abuse do filtro solar 
A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, então o verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol – na praia, piscina, pesca e outras atividades ao ar livre.
Para grantir a proteção, deve-se aplicar o produto 30 minutos antes da exposição ao sol, pois assim ele será completamente absorvido pela pele. Além disso, distribua o protetor solar uniformemente em todas as partes de corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. É preciso reaplicar o produto a cada duas horas. No entanto, em caso de transpiração excessiva ou contato com a água, esse tempo diminui.
Roupas e acessórios fazem a diferença
Para incrementar a proteção da pele no verão, é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação ultravioleta. Outro objeto importante são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.
Não se esqueça da hidratação
As temperaturas mais quentes exigem também cuidados com a hidratação. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique no corpo todo um bom hidratante, pois ele ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.
Atenção ao relógio
Toda essa proteção extra ajuda bastante, mas prevenção nunca é demais: sempre que possível, é bom evitar a exposição solar entre as 10 e 16 horas.

Mais Noticias

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *