Venezuela disponibiliza 16,3 mil militares para simulação de eleições

O Ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, informou neste domingo que 16,3 mil militares estiveram em serviço durante a simulação de eleições convocada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) como preparação para o pleito regional de 21 de novembro

Caracas, 10 out (EFE).- O Ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, informou neste domingo que 16,3 mil militares estiveram em serviço durante a simulação de eleições convocada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) como preparação para o pleito regional de 21 de novembro.

“É claro que não houve eventos negativos em nenhum lugar do país, tudo correu perfeitamente”, disse o ministro à emissora estatal de televisão “VTV”.

Sobre as missões de observação internacional das eleições de novembro, Padrino afirmou que o país deu “abertura” para que “o mundo inteiro possa aprender mais sobre o que existe na Venezuela, a robustez de suas instituições”.

“Que os observadores internacionais venham observar o processo interno, de ponta a ponta. Não há nada a esconder, nosso sistema eleitoral é extraordinariamente transparente”, alegou.

O presidente do CNE, Pedro Calzadilla, informou na última quinta-feira que uma delegação do Centro Carter que está no país para avaliar a possibilidade de enviar uma missão de observação para as eleições de novembro foi convidada para a eleição simulada, podendo visitar vários centros de votação em Caracas para verificar a eficácia do sistema.

Da mesma forma, o Conselho de Peritos Eleitorais da América Latina (Ceela) está “acompanhando” o processo deste domingo.

O órgão eleitoral instalou 466 centros de votação em todo o país, que abriram às 7h (horário local; 8h de Brasília) para o ensaio, que está programado para terminar às 16h (17h de Brasília). EFE