Venezuela recebe quase 2,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19

A Venezuela recebeu uma remessa com quase 2,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, através do mecanismo Covax, que é administrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo revelou neste domingo o ministro da Saúde do país, Carlos Alvarado.

Caracas, 10 out (EFE).- A Venezuela recebeu uma remessa com quase 2,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, através do mecanismo Covax, que é administrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo revelou neste domingo o ministro da Saúde do país, Carlos Alvarado.

“Está chegando um novo carregamento de vacinas para cumprir com a meta que o presidente Nicolás Maduro nos exigiu, de 70% da população. Recebendo 2.594.000 doses”, disse o integrante do governo, em entrevista concedida no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, localizado na cidade de Maiquetía.

Alvarado esteve acompanhado na recepção de funcionários da Organização Panamericana da Saúde (Opas) e da Unicef.

“Já temos no país mais de 29 milhões de vacinas, que irão cobrir a meta que o presidente exigiu para 31 de outubro”, garantiu o ministro da Saúde venezuelano.

Alvarado disse que a vacinação está liberada para todas as pessoas com mais de 18 anos, sem um calendário por faixa etária e que também haverá aplicação “porta a porta”, priorizando idosos, grávidas com mais de 15 semanas de gestação e pessoas com deficiência.

Em setembro, a campanha ganhou fôlego na Venezuela, com a chegada de vários lotes da Sputnik V e também da Coronavac, esta, a partir do mecanismo Covax, além do imunizante produzido pela companhia chinesa Sinopharm.

Nesta sexta-feira, Maduro garantiu que 50% da população do país estava vacinada, no entanto, o presidente não especificou se estava se referindo a pessoas que receberam uma ou duas doses dos imunizantes utilizados no país.

De acordo com os dados coletados pela OMS, há 6.190.629 de pessoas com esquema completo de imunização, o que representa 20,6% dos habitantes da Venezuela. Com uma dose, há 9.926.613 de pessoas, ou seja, 30% da população.

Desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais, o país registrou 382.266 casos de infecção pelo novo coronavírus, e 4.406 causadas pela covid-19. EFE