Verão Rio: Corpo de Bombeiros RJ reforça operação nas praias

Corporação investiu mais de R$ 2,7 milhões na aquisição de viaturas, totens e placas e que vão auxiliar atuação dos guarda-vidas

 A Operação Verão 2021 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) começa, nesta segunda-feira (21.12), com reforço de efetivo e de equipamentos para garantir a segurança dos banhistas. Cerca de 1,2 mil guarda-vidas da corporação vão monitorar as praias do Estado com o apoio de vinte (20) motos aquáticas novas, recém-adquiridas.

Outra novidade da estação são as 2,5 mil placas de sinalização de perigo e os 200 totens informativos que estão sendo instalados em pontos estratégicos da orla. O material vai complementar a comunicação com os banhistas, que hoje já é feita por meio de bandeiras que alertam sobre os riscos de afogamento (baixo, médio, alto) e sobre a presença de animais marinhos na região.

– A segurança da população é nossa prioridade. O planejamento estratégico adotado pela corporação nesta época do ano tem como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização a fim de evitar afogamentos. O investimento feito na aquisição de novas embarcações e na sinalização das praias é superior a R$ 2,7 milhões. É a taxa de incêndio salvando vidas. Além disso, pela primeira vez, vamos dispor de quatro aeronaves para patrulhar todo o litoral fluminense, de Campos a Paraty, todos os fins de semana, para melhorar ainda mais o tempo-resposta dos nossos socorros – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.  

Reforço de efetivo

Até março, cerca de 1,2 mil guarda-vidas vão se revezar na orla fluminense, garantindo um reforço de cerca de 50% no efetivo, intensificando o monitoramento das praias e o socorro às vítimas. 

A força-tarefa contará, ainda, com apoio de 150 alunos do Curso de Salvamento no Mar (CSMar 2020) e do módulo de Salvamento Marítimo do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares Guarda-Vidas (CFSD GV 2019).

Ranking de salvamentos marítimos no Estado em 2020 (até 15 de dezembro):

3º GMAR (Copacabana) – 2275
18º GBM (Cabo Frio) – 2049
DBM 3/M (Recreio dos Bandeirantes) – 1666
4º GMAR (Itaipu) – 896
2° GMAR (Barra da Tijuca) – 827
DBM 4/M (Barra de Guaratiba) – 721
DBM 1/26 (Mambucaba) – 436
26º GBM (Paraty) – 356
DBM 2/13 (Sepetiba) – 274
2/9º GBM (Rio das Ostras) – 198
9º GBM (Macaé) – 160
1° GMAR (Botafogo) – 100
DBM 1/27 (Saquarema) – 94
DBM 2/10 (Ilha Grande) – 90
DBM 2/M (Piscinão de Ramos) – 53
DBM 3/5 (São João da Barra) – 23
5º DBM (Campos dos Goytacazes) – 9
DBM 1/M (Paquetá) – 2

Recomendações do Corpo de Bombeiros RJ para evitar afogamentos:   – Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas; 
 – Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização; 
 – Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar; 
 – Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar; 
 – Evitar entrar na água logo após se alimentar; 
 – Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água. 
 – Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato; 
 – Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia; 
– Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas