Vereador do município de Duque de Caxias (RJ) é assassinado a tiros

Na noite do último domingo (12), o vereador Joaquim José Santos Alexandre, que exercia o mandado na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi assassinado no bairro de Parque Novo Rio, no município de São João de Meriti. De acordo com testemunhas, ao desembarcar do seu carro, o parlamentar, popularmente conhecido como Quinzé, foi alvejado por vários tiros efetuados por um atirador que estava dentro de um veículo branco.

Segundo informações do jornal Extra, Quinzé se elegeu pela primeira vez para a Câmara Municipal de Caxias em 2004, pelo Partido Progressista (PP). Os bairros de Olavo Bilac, Periquito, Jardim Leal, Bananal e Gramacho formavam seu reduto eleitoral. O ex-policial militar era conhecido como “protetor” de comunidades e estava em seu terceiro mandato. Tinha projetos de assistência para famílias de baixa renda e de iniciação esportiva para crianças e adolescentes. Atualmente estava no Partido Liberal (PL) e foi eleito com 2.364 votos.

Leia mais: Justiça do RJ quebra sigilos fiscal e bancário do vereador Carlos Bolsonaro

A Polícia Civil informou que “as investigações estão em andamento para identificar a autoria do crime. A perícia foi realizada no local e diligências seguem para esclarecer o caso”.

Quinzé é o segundo vereador de Duque de Caxias assassinado este ano. Em março, Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado, e o filho dele, Gabriel da Silva, de 25 anos, foram mortos em Caxias, no bairro Jardim Primavera. 

Segundo o Extra, o número de políticos assassinados no estado desde 2018 chega a 25. De acordo com a polícia, boa parte dos crimes tem relação com disputas que envolvem milícias.

 Elson da Batata (PL) irá assumir a vaga de Quinzé na Câmara de Caxias.

Edição: Jaqueline Deister