Vereador quer que ferros-velhos identifiquem vendedores e compradores de sucatas, além da procedência do material comercializado

Projeto do vereador Marcio Ribeiro,do AVANTE, pretende diificultar o comércio de materiais roubados

O furto de cabos, fios de cobre e materiais de alumínio tem tirado o sono de moradores de diversos bairros da cidade do Rio. Pensando em formas de dificultar esse tipo de crime e identificar os meliantes que fazem parte dessas quadrilhas, o vereador Márcio Ribeiro, do Avante, deu entrada no projeto de lei 347/2021, determinando que os ferros-velhos passem a ter como obrigatoriedade a identificação dos vendedores e/ou compradores de sucatas, além da procedência do material no ato da negociação. Além disso, como forma de inibir esse tipo de crime, o parlamentar deu entrada em outro projeto de lei 352/2021, que determina que a instalação de cabos e fios aéreos, existente nas vias públicas, passem para instalação subterrânea, pelas concessionárias, em até cinco anos.

Para o parlamentar a população é a que mais sofre com esse tipo de crime: “Esse tipo de crime acontece porque as pessoas sabem que há mercado para esse material! Isso prejudica a prestação de serviços para os clientes e para a população em geral”, diz o vereador, que acredita que a crise que o país vive contribuiu para o aumento do número de casos. 

Em grande parte dos casos, os furtos são praticados por dependentes químicos ou pessoas em situação de rua. E o caminho do material furtado, que é vendido aos ferros-velhos, acaba no empresário de reciclagem. Essa é a rota percorrida pelos fios e materiais de alumínio roubados na cidade do Rio, de acordo com a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). Nos depósitos, o quilo do cobre que é retirado dos fios chega a valer R$35. Na Zona Norte, os bairros mais afetados com os constantes delitos são Méier, Cachambi e Jacaré, onde os indivíduos têm roubado até as tampas dos bueiros. Jacarepaguá, Pechincha e Freguesia, na Zona Oeste, também aparecem com alto índice de ocorrências.

Um levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Telecomunicação mostrou que em 2019 foram roubados cerca de quatro milhões de metros de fios e cabos no Rio. A ação prejudicou cerca de cinco milhões de usuários no estado e provoca um prejuízo anual estimado em R$ 700 milhões