ARede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), que conecta vários percursos no Brasil em meio à natureza, ganhou novo reforço. Portaria publicada no Diário Oficial da União reconhece oficialmente o Caminho dos Veadeiros, no estado de Goiás, como integrante do sistema, desenvolvido pelos ministérios do Turismo; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários.
A trilha interliga as cidades de Formosa e Cavalcante, passando por Água Fria de Goiás, São João D’Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Colinas do Sul e acompanha o relevo da Serra Geral do Paranã, com uma grande variedade de paisagens. A beleza do Cerrado, aliada à imponência das cachoeiras do trajeto, proporcionam uma experiência única ao visitante da trilha, que tem cerca de 480 km de extensão e pode ser feita a pé ou de bicicleta.
“A RedeTrilhas permite que diversas atividades econômicas se desenvolvam e ganhem força, proporcionando novas experiências turísticas aos visitantes e mais chances de subsistência às populações que oferecem serviços voltados ao turismo. É mais um passo para convertermos o potencial do ecoturismo brasileiro em oportunidades de emprego e renda”, aponta o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A trilha goiana, criada em 2018 e que também faz parte do Caminho dos Goyazes conecta o visitante à natureza e à cultura regional, incluindo a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, o Parque Municipal de Itiquira e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – este último inspira o nome da trilha. O trajeto consolida um grande corredor ecológico entre o Distrito Federal e a Chapada dos Veadeiros, favorecendo a proteção natural.
REDETRILHAS – A estratégia é fruto de parcerias entre voluntários da sociedade civil e órgãos governamentais. A rede busca criar rotas de visitação que fomentem a integração de diversas paisagens naturais brasileiras, fortalecendo a conservação ambiental e o ecoturismo. Para os que desejam propor novas trilhas, as sugestões neste sentido podem ser submetidas ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.