“Hoje, sob a gestão do presidente Lula, nosso país está se transformando e de portas abertas para todo o mundo”. Foi com essa afirmação que o ministro do Turismo, Celso Sabino, iniciou sua fala durante a abertura oficial de um dos maiores eventos mundiais do setor: a Feira Internacional de Turismo (FITUR), que acontece em Madri, na Espanha.
A cerimônia teve as presenças do Rei da Espanha, Dom Felipe, e de sua esposa, Dona Letizia. Os dois visitaram a Feira ao lado de presidentes das comunidades autônomas espanholas e de autoridades a exemplo do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, e do ministro do Turismo, Celso Sabino, representando o Brasil como o grande homenageado da 45ª edição da FITUR.
O título de homenageado confere ao Brasil uma posição de destaque no evento, reforçando o compromisso do governo federal de promover o país como destino de referência no turismo internacional.
“É uma honra o Brasil estar sendo o país homenageado da FITUR. Estamos seguros e agarrando todas as oportunidades para mostrar que não se pode passar por esse mundo sem antes conhecer o Brasil, conhecer a alegria do povo brasileiro, a culinária, a natureza, a nossa diversidade”, ressaltou o ministro Celso Sabino, frisando que o Brasil tem trabalhado com a premissa de desenvolver o turismo de forma responsável e sustentável.
Até domingo, os visitantes da Feira conhecerão tanto no estande brasileiro – que ocupa um espaço de 308 m² e reúne 37 coexpositores de diferentes estados – quanto nos espaços públicos do evento a diversidade de atrativos brasileiros, apresentados por meio de experiências com foco em sustentabilidade, cultura e negócios.
Ao destacar o trabalho que o Brasil vem realizando no turismo, o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, lembrou que, neste ano, o Brasil estará no centro de grandes discussões mundiais. “É um grande orgulho e felicidade ter o Brasil como anfitrião da FITUR. Como vocês sabem, o ministro Celso Sabino é o presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo e, desta forma, estaremos trabalhando cada vez mais juntos, principalmente neste ano que o Brasil sediará a COP 30 e a reunião do BRICS”, afirmou Pololikashvili.
O ministro de Indústria e Turismo da Espanha, Jordi Hereu, também enfatizou o protagonismo brasileiro na Feira. “É um orgulho contar com o Brasil como país homenageado da FITUR aqui na Espanha. Temos muitas coisas para poder colaborar e cooperar com esse país amigo, que nos une de tantas formas, porque o turismo pode contribuir muito mais do que no desenvolvimento econômico”, enfatizou o ministro espanhol.
INVESTIMENTOS – Além do investimento na promoção turística, a estratégia nacional na FITUR inclui a atração de novos negócios ao setor. Neste sentido, o Brasil contou com a parceria da ONU Turismo e da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) na construção do Guia “UNWTO Tourism Doing Business”, que será lançado durante a Feira, reunindo uma série de informações e cenários sobre investimentos no turismo brasileiro.
“A publicação apresenta informações e orientações valiosas sobre os benefícios, as condições e as oportunidades para o investimento estrangeiro no território nacional”, finalizou Sabino.
O compromisso com a sustentabilidade está presente em todas as ações do Brasil na FITUR. O principal foco é a COP 30, que, pela primeira vez, acontecerá neste ano na porta de entrada da Amazônia Brasileira, a cidade de Belém (PA), no mês de novembro.
Confira AQUI fotos da participação do Brasil na FITUR