Paraty: Muito além do turismo histórico e praias paradisíacas

Nos últimos dias, o município de Paraty, localizado na região turística da Costa Verde, foi o cenário do famtour da terceira etapa do programa Turismo Rural RJ

Redacao Por Redacao - Equipe
4 Min Read

Durante a experiência, influenciadores digitais tiveram a oportunidade de explorar diversos atrativos rurais presentes no guia do turismo rural lançado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), e pela TurisRio. O evento destacou as riquezas naturais e culturais da região, promovendo uma nova perspectiva sobre o potencial turístico que vai além do centro histórico, que é Patrimônio Mundial pela Unesco.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca a importância dos famtours e da parceria com influenciadores digitais para promover o potencial turístico do estado.

“Famtours e influenciadores digitais estão impulsionando o turismo no nosso estado. Essa parceria estratégica permite alcançar um público mais amplo e segmentado, conectando destinos a diferentes nichos. Essa estratégia é fundamental para o crescimento do setor”, afirma Tutuca.

Famtour TR em Paraty - Quilombo do Campinho
Famtour TR em Paraty – Quilombo do Campinho

Através dessa iniciativa, a Setur-RJ e a TurisRio demonstram seu compromisso em promover a diversidade do turismo no estado, convidando os visitantes a explorarem as belezas e encantos do turismo rural, em Paraty.

Segundo Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio e coordenador do programa Turismo Rural RJ, a diversificação do turismo em municípios tradicionais é uma estratégia inteligente que pode gerar diversos benefícios para a região.

Famtour TR em Paraty - Sitio Terra Ypê
Famtour TR em Paraty – Sitio Terra Ypê

“A diversificação turística é uma estratégia eficaz para atrair mais visitantes, gerar renda e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades”, complementa Kling.

O influenciador Gabriel Cardoso (@laudodecria), ficou impressionado com a variedade de atrativos não convencionais de Paraty. “Está parecendo que estou direto dos estúdios Globo. Estúdios Globo Rural, pegou a visão!?”, publicou o influenciador quando visitava a Fazenda Bananal.

Vitor Moraes (@eitaviajante), que também é guia de turismo, e especializado em trilhas e acampamentos, também provou e aprovou as visitas, como ao alambique da Cachaça Paratiana.

“No Museu da Cachaça conheci o maior barril do estado do Rio, com impressionantes 120 mil litros. É praticamente uma piscina de cachaça”, destacou o influenciador em seu perfil no Instagram.

Mariana Guimarães (@mariqguimaraes) ficou impressionada com a receptividade. “A Janis tem um dom especial para transformar os sabores da natureza em doces deliciosos. A geleia de juçara é a prova disso”, comentou a influenciadora, que também é turismóloga.

Paraty: Muito além do turismo histórico e praias paradisíacas | Diário Carioca
Famtour TR em Paraty – Alambique Paratiana

Paraty revelou toda a sua diversidade em um roteiro especial organizado pela Secretaria de Turismo. A jornada, que contou com a parceria do Paraty Convention & Visitors Bureau, Jango Tour e Paraty Tours, incluiu visita ao recém inaugurado receptivo dos Doces da Morena de Paraty, a Aldeia Itaxim Guarani M’Biá Paraty Mirim, o Quilombo do Campinho, Ateliê Fibra & Arte, Alambique Paratiana, Fazenda Bananal, Casa de Farinha Ouro Branco, Sitio Terra Ypê, além das pousadas Corsário, Villa Verano e Estrela do Mar.

Famtour TR em Paraty - Doces da Morena
Famtour TR em Paraty – Doces da Morena

“Ao explorar as comunidades rurais, os visitantes podem vivenciar a verdadeira essência da cidade, saborear a culinária local, conhecer as tradições e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Ao promover o turismo rural, prolongamos a estada dos visitantes e fortalecemos a economia local”, afirma a secretária de Turismo de Paraty, Sandra Barros, que esteve acompanhada pela secretária de Agricultura do município, Clara Cid, durante todo o famtour.

O programa Turismo Rural RJ é fruto de uma colaboração técnica entre a Setur-RJ, TurisRio e a Seappa.

Compartilhe esta notícia