Vivendo mais um sonho olímpico, Jaqueline Ferreira compete neste domingo no levantamento de peso

Atleta da categoria até 87kg está no Grupo B, vive o auge da carreira e vai para a sua terceira edição de Jogos Olímpicos

A pesista Jaqueline Ferreira, da categoria até 87kg, compete neste domingo (1.08), a partir das 23h50 (de Brasília), no Fórum Internacional de Tóquio. Integrante do Grupo B, ela vai para sua terceira participação olímpica, aos 34 anos, com muita experiência na bagagem. O momento é favorável. A atleta soma 18 anos de trabalho na modalidade, vive o auge da carreira e conhece bem o caminho para a concentração na plataforma.

Jaqueline durante a fase de treinamentos. Foto: Confederação Brasileira de Levantamento de Peso

“É o meu auge, com certeza. É o sonho de todo atleta chegar no maior evento esportivo, que é a Olimpíada. Quando cheguei à minha primeira, em Londres 2012, foi uma emoção sem tamanho. Mas senti a mesma emoção agora, é estar mais uma vez entre os melhores. É uma responsabilidade muito grande representar meu país nesse evento, mas uma honra também”, afirma Jaqueline.

“É o meu auge, com certeza. É o sonho de todo atleta chegar no maior evento esportivo, que é a Olimpíada. Quando cheguei à minha primeira, em Londres 2012, foi uma emoção sem tamanho. Mas senti a mesma emoção agora, é estar mais uma vez entre os melhores”

Jaqueline Ferreira

Já nos últimos detalhes da preparação na Vila Olímpica, a atleta valorizou a oportunidade de estar perto de craques de diversas modalidades ao redor do mundo – ainda que as restrições da pandemia impeçam um contato mais acalorado, característico do brasileiro. Uma das principais lamentações de Jaqueline é estar em Tóquio, uma das grandes cidades do mundo, e não poder conhecer mais da cultura local.

Para a pesista, no entanto, os problemas se limitam aos arredores do Fórum Internacional de Tóquio. A falta de público nas arquibancadas não será fator incômodo. Afinal, segundo ela, os momentos de arranco e arremesso são de foco total. A partir do momento em que caminha para a plataforma, nada mais entra pelos seus ouvidos – exceto uma voz, vibrante e familiar: a do técnico Dragos Stanica, que a acompanha no esporte desde os 16 anos.

“Quando eu entro na plataforma, não vejo mais nada na minha frente. Só escuto o Dragos gritando, porque ele consegue ultrapassar qualquer coisa… E mais nada! Não consigo ver nem ouvir mais nada”, finaliza Jaqueline.

Estrutura e investimento

O levantamento de peso é uma das 19 modalidades em que 100% dos atletas classificados para Tóquio são integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro. No ciclo entre o Rio 2016 e Tóquio 2021, R$ 4,1 milhões foram repassados via Bolsa Atleta a praticantes da modalidade. O valor permitiu a concessão de 288 bolsas.

A modalidade herdou grande parte dos equipamentos usados nos Jogos Rio 2016, como anilhas, barras, macas e estruturas para guardar o material, que ajudaram a equipar o centro de treinamento da modalidade no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro, e a academia do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

No Grupo B

Jaqueline Ferreira está no Grupo B, ao lado de Lidia Perez (ESP), Clementine Noumbissi (CMR), Yeounhee Kang (KOR) e kanah Andrews-Nahu (NZL). O peso de entrada da brasileira é de 230kg. O Grupo A, onde estão as atletas com maior peso de entrada, conta com Martha Rogers (USA), Gaelle Ketchanke (FRA), Ankhtsetseg Munkhjantsan (MGL), Zhouyu Wang (CHN), Crismery Peguero (DOM), Alexandra Reveron (VEN), Tamara Arce (ECU), Maria Fernanda Paris (CHI) e Elena Cilcic (MDA).

Fonte: Confederação Brasileira de Levantamento de Peso