Você sabe o que são “metodologias ativas” na educação?

Com a chegada da Covid-19, de uma hora para a outra, as escolas tiveram de se adaptar a um mundo totalmente tecnológico e palavras como ensino híbrido, gamificação e sala de aula invertida se popularizaram na educação. E o que essas palavras têm em comum? Elas são exemplos de metodologias ativas – recursos que apresentam tecnologias interativas inovadoras que auxiliem as escolas e seus profissionais a construírem uma educação de qualidade em tempos de pandemia.

A metodologia ativa pode ser uma grande aliada dos educadores por colocar o aluno como o maior responsável pelo processo de aprendizado. Ela está em contraste com os métodos tradicionais de ensino, justamente pela mudança de papel do estudante.

Na tradicional, eles são receptores passivos de conhecimento de um especialista. Na ativa, os alunos participam ativamente da construção do conhecimento, com o apoio de um especialista. A aula fica mais dinâmica.

O assunto estará em pauta na live Metodologias ativas: utopia ou possibilidades na escola do século XXI?, realizada pela editora Colli Books no próximo sábado, 21 de agosto, às 10h, pelo YouTube.

As convidadas são Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, que é doutora em Linguística pela UFRJ e professora associada da Uerj; e Adriana do Nascimento Querido, que é mestra em educação básica pela UERJ e profª na rede estadual de ensino do RJ.

As especialistas irão responder perguntas do público ao vivo e esclarecer dúvidas como: quais são os princípios das metodologias ativas e como utilizar na escola do século XXI; como os professores e professoras podem utilizar as metodologias em suas aulas e quais os principais benefícios; quais os maiores desafios para implantação destas metodologias na escola; e o que é preciso para implantar o uso das metodologias ativas com os estudantes que já nasceram na era digital.

O bate-papo será mediado pelas jornalistas e escritoras Isa Colli e Tais Faccioli. Para acompanhar, basta acessar o link collibooks.com.br/lives no horário marcado.

Serviço:

Live “Metodologias ativas: utopia ou possibilidades na escola do século XXI?”

Data: 21 de agosto, às 10h no Brasil e 15h na Bélgica

Onde: no YouTube collibooks.com/lives