Saborizada ou pura, a cachaça é uma propriedade nacional. Visitar as cachaçarias do Estado do Rio de Janeiro é uma oportunidade de descobrir a riqueza cultural e a dedicação por trás de cada garrafa.
Em Conservatória, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, a Cachaçaria Conservatória produz em média de 30 mil litros de destilados por ano da cana-de-açúcar que colhe no próprio terreno. O alambique prepara três tipos de cachaça artesanal: Reserva, Ouro, Prata, além do melado, de rapadura e dos licores - cana-de-açúcar, limão e gengibre.
Em Nova Friburgo, a Fazenda Soledade destaca-se pela sua tradição e pelo compromisso com a sustentabilidade. Fundada em 1977, utiliza métodos que respeitam o meio ambiente e valorizam a pureza da cachaça.
Situada no município de Carmo, a Cachaça da Quinta é um exemplo de inovação e qualidade. A propriedade familiar aposta em um processo de produção cuidadoso, que vai desde o plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento.
A cachaça carioca Maxcana é fabricada com tradição e tecnologia. A sede oferece uma infraestrutura de lazer, com petiscos para saborear com a cachaça ou com os drinks, além de uma área externa com jardim e objetos típicos de alambiques.
No charmoso centro antigo da capital do Rio de Janeiro, situada em um sobrado do século XIX, a cachaçaria Mangue Seco é uma ótima opção para degustar diferentes rótulos da cachaça pura ou em preparos de saborosos drinques. O espaço combina bar, restaurante e cachaçaria, oferecendo mais de 100 rótulos de cachaças artesanais.