– Ex-presidente dos EUA (2017-2021) – Candidato à presidência em 2024 – Idade: 78 anos – Partido: Republicano – Políticas: Trump planeja deportar milhões de imigrantes, reinstalar políticas de seu primeiro mandato como o programa "Remain in Mexico" e o Título 42, e construir mais seções do muro na fronteira com o México. Ele também considera perdões para apoiadores envolvidos no ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 e pretende nomear um "verdadeiro procurador especial" para investigar Joe Biden.
No. 1
– Presidente da Argentina desde dezembro de 2023 – Idade: 53 anos – Partido: Partido Libertário – Políticas: Milei é conhecido por suas políticas econômicas radicais, incluindo a proposta de eliminar o banco central da Argentina. Ele defende a liberdade de escolha em políticas de drogas, armas, trabalho sexual e casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas se opõe ao aborto e à eutanásia. Em política externa, ele busca estreitar laços com os EUA e Israel e apoia a Ucrânia contra a Rússia.
– Líder do partido Reagrupamento Nacional – Idade: 55 anos – Partido: Reagrupamento Nacional (RN) – Políticas: Le Pen é conhecida por suas posições anti-imigração e eurocéticas. Ela suavizou algumas de suas posições extremas, como a saída da União Europeia, mas continua a defender políticas rigorosas de controle de fronteiras e a redução do número de imigrantes na França. Ela também apoia a proibição do uso do véu por mulheres muçulmanas em público e a saída da França do comando integrado da OTAN..
3. Marine Le Pen (França)
– Presidente do Reagrupamento Nacional – Idade: 28 anos – Partido: Reagrupamento Nacional (RN) – Políticas: Bardella defende a redução da imigração ilegal, o aumento do poder de compra através da redução de impostos sobre energia e maior autoridade sobre as escolas. Ele também propõe banir cidadãos com dupla nacionalidade de cargos estratégicos no governo.
– Primeiro-ministro da Hungria desde 2010 – Idade: 61 anos – Partido: Fidesz – Políticas: Orbán é conhecido por suas políticas anti-imigração, controle da mídia e restrições à liberdade de expressão. Ele tem promovido uma agenda nacionalista e conservadora, frequentemente em conflito com a União Europeia sobre questões de estado de direito e direitos humanos.
– Ex-presidente do Brasil (2019-2023) – Idade: 69 anos – Partido: PL (Partido Liberal) – Políticas: Bolsonaro é conhecido por suas políticas de direita, incluindo a flexibilização das leis de armas, a redução da proteção ambiental e uma postura negacionista em relação à COVID-19. Ele continua a influenciar a política brasileira, apesar de estar inelegível para as eleições de 2024.
– Primeiro-ministro da Índia desde 2014 – Idade: 73 anos – Partido: Bharatiya Janata Party (BJP) – Políticas: Modi tem promovido uma agenda nacionalista hindu, com políticas que muitos críticos consideram discriminatórias contra minorias religiosas, especialmente muçulmanos. Ele também tem sido criticado por sua gestão da economia e da pandemia de COVID-19.
– Primeira-ministra da Itália desde 2022 – Idade: 47 anos – Partido: Fratelli d'Italia – Políticas: Meloni é conhecida por suas posições anti-imigração e eurocéticas. Ela defende políticas conservadoras em questões sociais e uma abordagem dura contra a imigração ilegal.
– Líder do Partido pela Liberdade (PVV) – Idade: 60 anos – Partido: Partido pela Liberdade (PVV) – Políticas: Wilders é conhecido por suas posições anti-islã e anti-União Europeia. Ele defende políticas rigorosas de controle de imigração e uma postura dura contra o islamismo na Holanda.
– Líder do partido Vox – Idade: 48 anos – Partido: Vox – Políticas: Abascal defende políticas nacionalistas e anti-imigração. Ele é conhecido por suas posições conservadoras em questões sociais e por promover uma visão centralizadora do governo espanhol.
– Líder do partido Chega – Idade: 41 anos – Partido: Chega – Políticas: Ventura é conhecido por sua retórica populista e xenófoba. Ele defende políticas rigorosas contra a imigração e tem uma postura crítica em relação à União Europeia. Seu partido quadruplicou o número de assentos no parlamento português nas últimas eleições, tornando-se a terceira força política do país.
No. 11
– Líderes do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) – Idade: Alice Weidel (45 anos), Tino Chrupalla (48 anos) – Partido: Alternativa para a Alemanha (AfD) – Políticas: Weidel e Chrupalla são conhecidos por suas posições anti-imigração e eurocéticas. O AfD defende políticas rigorosas de controle de imigração e uma postura crítica em relação à União Europeia. O partido tem ganhado força, especialmente no leste da Alemanha, e recentemente conquistou o segundo lugar nas eleições para o Parlamento Europeu.