Entre final de julho e início de agosto, Petrópolis se transforma com a floração das cerejeiras, atraindo turistas e encantando moradores. Conheça mais sobre esse espetáculo natural.
A cidade de Petrópolis, RJ, se transforma em um jardim de flores rosas e brancas com a floração das cerejeiras, que dura até três semanas.
Durante a alta temporada de inverno, a cidade recebe cerca de 150 mil visitantes, atraídos pelo evento natural e pelas paisagens deslumbrantes.
Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention, destaca a importância do turismo de contemplação, uma variante do ecoturismo.
As cerejeiras estão espalhadas por diversos pontos, do Centro Histórico aos distritos, incluindo o lago do Palácio Quitandinha e o Vale das Videiras.
A história das cerejeiras em Petrópolis começou em 1995, com o plantio de 300 mudas de "sakura" em comemoração aos 100 anos de amizade entre Japão e Brasil.
Enquanto no Japão as sakuras florescem em março, no Brasil, a floração ocorre de julho a agosto, durando de 15 a 20 dias, tornando a visita especial.
Desde 2008, novas mudas são plantadas anualmente, expandindo o Circuito das Cerejeiras e celebrando a herança cultural entre Petrópolis e Japão.