A voz que atravessa meio século de história
Zé Renato, um dos arquitetos da sonoridade brasileira contemporânea, aporta no Teatro Ipanema Rubens Corrêa para uma temporada que é, em essência, um manifesto de amor ao gênero mais emblemático do país. Em março de 2026, celebrando 50 anos de estrada e 70 de vida, o artista estreia “Samba e Amor”. O espetáculo não é apenas uma retrospectiva; é a reafirmação de Zé Renato como um dos maiores intérpretes e compositores de samba, desmistificando a imagem limitada ao lirismo das toadas e do Boca Livre para abraçar a cadência do morro e da cidade.
O palco escolhido não poderia ser mais simbólico. O Teatro Ipanema, reduto de resistência cultural fundado por Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque em 1968, recebe o projeto “Terças no Ipanema”, que desde 2025 vem revitalizando a cena musical da Zona Sul carioca. Ali, Zé Renato desfia um repertório que atravessa seus 24 álbuns, com foco especial nas obras dedicadas a mestres como Zé Kéti, Noel Rosa, Paulinho da Viola e Silvio Caldas.
Um panteão de convidados e parcerias
A temporada é estruturada em quatro noites temáticas, cada uma com uma constelação própria de parceiros. Na estreia, dia 3 de março, o palco recebe Nei Lopes, intelectual e baluarte que divide com Zé a autoria de sambas que questionam e celebram a identidade brasileira. Seguem-se encontros com Pedro Luís e Paulinho Moska (dia 10), explorando a faceta urbana e contemporânea do gênero, e uma noite de profunda delicadeza com Teresa Cristina, Claudio Jorge e Marcelinho Moreira (dia 17).
O encerramento, no dia 24, promete ser um momento de alta densidade intelectual e artística. Zé Renato se une a Mariana de Moraes, Vidal Assis e ao maestro Francis Hime para recriar o espírito de álbuns antológicos. Acompanhado pelos mestres Carlinhos 7 Cordas e Paulino Dias, o cantor propõe uma “visão particular da história do samba”, onde a técnica vocal impecável se coloca a serviço da arte popular mais genuína.
Resistência cultural e ocupação urbana
O projeto “Terças no Ipanema” ostenta uma marca de 90% de ocupação, provando que há uma demanda pulsante por cultura de qualidade fora dos circuitos puramente comerciais. Em um Rio de Janeiro que luta para preservar sua memória afetiva e artística, a temporada de Zé Renato é um lembrete de que o samba é o fio que costura as gerações. Da “filosofia” de Noel ao “grande amor” de Chico Buarque, a música de Zé Renato no Teatro Ipanema é o Porto Seguro de uma caravelas que insiste em navegar contra o esquecimento.
Zé Renato no show “Samba e Amor”
Temporada de Março no Terças no Ipanema
Dias: 3, 10, 17 e 24 de Março
Convidados:
Dia 3/03: Nei Lopes
Dia 10/03: Pedro Luís e Paulinho Moska
Dia 17/03: Teresa Cristina, Claudio Jorge e Marcelinho Moreira
Dia 24/03: Mariana de Moraes, Vidal Assis e Francis Hime
Horário: 20 horas
Endereço: R. Prudente de Morais, 824, Ipanema
Preços: R$ 80,00 inteira /R$ 40,00 meias
Classificação indicativa: Livre
Produção: Planetário Produções Culturais
Administração: Da Lapa Produções Artísticas
Realização: KAB
Apoio: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro
Assessoria de Imprensa: Coringa Comunicação
Mídias Sociais: Nana Pontes
Foto de divulgação: Alexander Landau








