Opinião

Opinião: ‘A hipocrisia do Ocidente em relação à fuga de Gaza é de revirar o estômago’

Haverá pouca simpatia no Ocidente quando, mais uma vez, os palestinos sitiados forem bombardeados por Israel, com o imenso sofrimento justificado pelo termo "retaliação israelense

Palestinos em cerimônia fúnebre do bebê palestino de quatro meses, Maria, que foi morta por ataques aéreos israelenses na Cidade de Gaza. Em 6 de maio de 2019 [Agência Ali Jadallah / Anadolu]
Palestinos em cerimônia fúnebre do bebê palestino de quatro meses, Maria, que foi morta por ataques aéreos israelenses na Cidade de Gaza. Em 6 de maio de 2019 [Agência Ali Jadallah / Anadolu]

Monitor do Oriente Médio – A atual manifestação de simpatia por Israel deveria fazer qualquer pessoa com metade do coração se retrair.

Não porque não seja terrível que os civis israelenses estejam morrendo e sofrendo em tão grande número. Mas porque os civis palestinos em Gaza têm enfrentado repetidos ataques de Israel, década após década, produzindo muito mais sofrimento, mas nunca provocaram uma fração da preocupação que está sendo expressa atualmente pelos políticos ou pelo público ocidental.

A hipocrisia do Ocidente em relação aos combatentes palestinos que mataram e feriram centenas de israelenses e mantiveram dezenas de outros como reféns nas comunidades ao redor e dentro da Gaza sitiada é realmente gritante.

Essa é a primeira vez que os palestinos, enjaulados no enclave costeiro, conseguem infligir um ataque significativo contra Israel, vagamente comparável à selvageria que os palestinos de Gaza enfrentam repetidamente desde que foram enjaulados há mais de 15 anos, quando Israel iniciou seu bloqueio por terra, mar e ar em 2007.

A mídia ocidental está chamando a fuga da prisão e o ataque dos palestinos de Gaza de “sem precedentes” – e a falha de inteligência mais desanimadora de Israel desde que foi pego de surpresa durante a Guerra do Yom Kippur, há exatamente 50 anos.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu acusou o Hamas, que nominalmente administra a prisão a céu aberto de Gaza, de iniciar “uma guerra cruel e maligna”. Mas a verdade é que os palestinos não “começaram” nada. Eles conseguiram, depois de tanta luta, encontrar uma maneira de ferir seu algoz.

ASSISTA: Ministro israelense promove fome em Gaza, chama os palestinos de ‘animais’

Inevitavelmente, para os palestinos, como Netanyahu também observou, “o preço será alto” – especialmente para os civis. Israel infligirá aos prisioneiros a mais severa punição por seu atrevimento.

Observe como haverá pouca simpatia e preocupação por parte do Ocidente em relação aos muitos homens, mulheres e crianças palestinos que serão mortos mais uma vez por Israel. Seu imenso sofrimento será obscurecido e justificado pelo termo “retaliação israelense”.

As verdadeiras lições

Todas as análises atuais que se concentram nos “erros” de inteligência de Israel desviam a atenção da verdadeira lição desses eventos que evoluem rapidamente.

Ninguém realmente se importava enquanto os palestinos de Gaza eram submetidos a um bloqueio imposto por Israel que lhes negava o essencial para a vida. As poucas dezenas de israelenses mantidos como reféns pelos combatentes do Hamas são insignificantes em comparação com os dois milhões de palestinos mantidos como reféns por Israel em uma prisão a céu aberto por quase duas décadas.

Ninguém realmente se importou quando se descobriu que os palestinos de Gaza haviam sido colocados em uma “dieta de fome” por Israel – apenas alimentos limitados eram permitidos, calculados para manter a população mal alimentada.

Ninguém realmente se importou quando Israel bombardeou o enclave costeiro a cada poucos anos, matando centenas de civis palestinos a cada vez. Israel simplesmente chamava isso de “cortar a grama”. A destruição de vastas áreas de Gaza, que os generais israelenses se vangloriavam de ter feito o enclave retornar à Idade da Pedra, foi formalizada como uma estratégia militar conhecida como “doutrina Dahiya”.

LEIA: Relembrando o massacre israelense contra Gaza de 2021

Ninguém realmente se importou quando os franco-atiradores israelenses alvejaram enfermeiras, jovens e pessoas em cadeiras de rodas que saíram para protestar contra sua prisão por Israel. Muitos milhares de pessoas ficaram amputadas depois que esses atiradores receberam ordens para atirar indiscriminadamente nas pernas ou nos tornozelos dos manifestantes.

A preocupação ocidental com as mortes de civis israelenses nas mãos de combatentes palestinos é difícil de aceitar. Será que muitas centenas de crianças palestinas não morreram nos últimos 15 anos nas repetidas campanhas de bombardeio de Israel em Gaza? Suas vidas não contaram tanto quanto as vidas israelenses e, se não contaram, por que não?

Depois de tanta indiferença por tanto tempo, é difícil ouvir o horror repentino dos governos e da mídia ocidentais porque os palestinos finalmente encontraram uma maneira – espelhando a política desumana de décadas de Israel – de revidar com eficácia.

Esse momento arranca a máscara e expõe o racismo indisfarçável que se disfarça de preocupação moral nas capitais ocidentais.

Hipocrisia destilada

Volodymr Zelenskiy, presidente da Ucrânia, está destilando essa hipocrisia. No fim de semana, ele emitiu um longo tweet condenando os palestinos como “terroristas” e oferecendo a Israel seu apoio inabalável.

Ele afirmou que “o direito de Israel à autodefesa é inquestionável”, acrescentando: “O mundo deve se manter unido e solidário para que o terror não tente quebrar ou subjugar a vida em qualquer lugar e a qualquer momento.”

Nem todas as formas de “terrorismo”, ao que parece, são iguais aos olhos de Zelenskiy ou de seus patronos nas capitais ocidentais. Certamente, não é o terrorismo de Estado de Israel que tem tornado a vida dos palestinos uma miséria há décadas.

LEIA: A Guerra da Ucrânia e a Hipocrisia Ocidental

A inversão da realidade é de tirar o fôlego. Os palestinos não podem “subjugar a vida” em Israel. Eles não têm esse poder, mesmo que alguns tenham conseguido sair brevemente de sua jaula. É Israel que vem subjugando a vida dos palestinos há décadas.

Nem todas as formas de “terrorismo”, ao que parece, são iguais aos olhos de Zelenskiy ou de seus patronos nas capitais ocidentais. Certamente, não é o terrorismo de Estado de Israel que tem tornado a vida dos palestinos uma miséria há décadas.

Como Israel tem um “direito inquestionável” de “se defender” dos palestinos cujo território ocupa e controla? Como a Rússia não tem a mesma reivindicação de estar “se defendendo” quando atinge cidades ucranianas em “retaliação” a ataques ucranianos que pretendem libertar seu território da ocupação russa?

Israel, a parte muito mais forte e beligerante, está agora devastando Gaza “em retaliação”, como diz a BBC, pelo último ataque palestino.

Então, com base em que Zelenskiy ou seus funcionários poderão condenar Moscou quando ela disparar mísseis “em retaliação” aos ataques da Ucrânia em território russo? Como, se a resistência palestina à ocupação israelense de Gaza é terrorismo, como afirma Zelenskiy, a resistência ucraniana à ocupação russa não é igualmente terrorismo?

Sem esconderijo

Ao ceder a Israel em seus enganos, os aliados de Israel permitiram que ele perpetrasse mentiras cada vez mais ultrajantes. No fim de semana, Netanyahu alertou os palestinos em Gaza para “saírem agora” porque as forças israelenses estavam se preparando para “agir com toda a força”.

LEIA: Por que os palestinos não merecem apoio para sua autodefesa?

Mas Netanyahu sabe, assim como seus facilitadores ocidentais, que a população de Gaza não tem para onde fugir. Não há esconderijo. Os palestinos foram isolados em Gaza desde que Israel a cercou por terra, mar e ar.

Os únicos palestinos que podem “deixar Gaza” são as facções armadas que fugiram da prisão imposta por Israel e estão sendo denunciadas como “terroristas” pelos políticos e pela mídia ocidentais.

Os governos ocidentais, tão horrorizados com o ataque palestino a Israel, também são os governos que permanecem em silêncio enquanto Israel desliga a eletricidade da prisão que é Gaza – novamente em suposta “retaliação”.

A punição coletiva de dois milhões de palestinos em Gaza, que dependem de Israel para obter energia porque Israel cerca e controla todos os aspectos de suas vidas no enclave, é um crime de guerra.

Estranhamente, as autoridades ocidentais entendem que é um crime de guerra quando a Rússia bombardeia estações de energia na Ucrânia, desligando as luzes. Eles gritam para que o presidente russo Vladimir Putin seja arrastado para o Tribunal Penal Internacional em Haia. Então, por que é tão difícil para eles entender os paralelos do que Israel está fazendo com Gaza?

Fuga ousada

Há duas lições imediatas e contrastantes a serem aprendidas com o que aconteceu neste fim de semana.

A primeira é que o espírito humano não pode ser enjaulado indefinidamente. Os palestinos em Gaza estão constantemente planejando novas maneiras de se libertar de suas correntes.

Eles construíram uma rede de túneis, a maioria dos quais foi localizada e destruída por Israel. Eles dispararam foguetes que invariavelmente são abatidos por sistemas de interceptação cada vez mais sofisticados. Eles protestaram em massa contra as cercas fortemente fortificadas, encimadas por torres de vigia, com as quais Israel os cercou – apenas para serem alvejados por franco-atiradores.

Agora eles encenaram uma fuga ousada. Israel vai submeter o enclave à submissão com bombardeios maciços, mas apenas “em retaliação”, é claro. O desejo dos palestinos por liberdade e dignidade não será diminuído. Outra forma de resistência, sem dúvida ainda mais brutal, surgirá.

E as partes mais responsáveis por essa brutalidade serão Israel e o Ocidente, que o apoiam tão servilmente, porque Israel se recusa a parar de brutalizar os palestinos que obriga a viver sob seu domínio.

A segunda lição é que Israel, infinitamente favorecido por seus patronos ocidentais, ainda não tem incentivo para internalizar a verdade fundamental acima. A retórica de seu atual governo de fascistas e supremacistas judeus pode ser particularmente feia, mas há um amplo consenso entre os israelenses de todos os matizes políticos de que os palestinos devem continuar a ser oprimidos.

É por isso que a chamada oposição não hesitará em apoiar o ataque militar ao enclave de Gaza, há muito sitiado, matando ainda mais civis palestinos para “ensinar-lhes uma lição”, uma lição que ninguém em Israel consegue articular além da afirmação de que os palestinos devem aceitar sua inferioridade e prisão permanentes.

Os “bons israelenses” – os líderes da oposição Yair Lapid e Benny Gantz – já estão em discussões com Neyanyahu para se juntar a ele em um “governo de unidade emergencial”.

Que “emergência”? A emergência dos palestinos que exigem o direito de não viver como prisioneiros em sua própria terra natal.

Os israelenses e os ocidentais podem continuar com sua ginástica mental para justificar a opressão dos palestinos e recusar-lhes qualquer direito de resistência. Mas sua hipocrisia e seus autoenganos estão expostos para o resto do mundo ver.

LEIA: Israel não tem ninguém para culpar a não ser a si mesmo

Este artigo está disponível em francês na edição francesa do Middle East Eye

As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a política editorial do DC – Diário Carioca