quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroRio inicia primeiro pacote de obras de urbanização no Jardim Maravilha

Rio inicia primeiro pacote de obras de urbanização no Jardim Maravilha

A Fundação Rio-Águas iniciou, nesta quarta-feira (28/9), o primeiro pacote de obras de urbanização para a região de Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste. O primeiro passo está sendo a montagem do canteiro de obras na Avenida São José dos Campos com Estrada do Magarça.

Serão urbanizados cerca de 7,7 km de vias, que receberão infraestrutura e pavimentação. Está prevista a implantação de 4 km de rede de drenagem, 8,8 km de rede de esgoto e 8,8 km rede de água potável. A obra abrange uma área de 320 mil metros quadrados, que está fora da mancha de inundação do rio. O valor do investimento deste primeiro pacote é de R$ 40,9 milhões do município.

Em paralelo, a Fundação Rio-Águas dá continuidade ao estudo para solucionar os emblemáticos alagamentos da região, causados pelas cheias do Rio Cabuçu-Piraquê, visto que boa parte das vias foram expandidas sobre a mancha de inundação do rio. O projeto inclui a concepção de sistemas para conter as cheias do rio e urbanização para todo o loteamento.

O projeto defende uma solução sustentável para o Jardim Maravilha. Serão implantados 12 km de cursos d’água, o que inclui o Rio Cabuçu-Piraquê e canais que deságuam nele. As faixas marginais de proteção do rio servirão de reservatórios naturais para as águas excedentes, que infiltrarão nas áreas verdes.

As premissas do projeto são reduzir e conter a mancha de inundação, viabilizar a infraestrutura necessária ao loteamento e permitir a continuidade dos processos naturais do território. Também serão feitas a pavimentação e a urbanização das vias, a fim de garantir o escoamento das águas pluviais. Serão 28 km de logradouros requalificados, com sistema de drenagem e de esgotamento.

Cerca de 23 mil moradores da região serão beneficiados com as intervenções. O investimento neste projeto inicial é de R$ 5,7 milhões, o prazo do contrato é de 12 meses e teve início em junho deste ano.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias