Espelho d’água da Lagoinha das Taxas, no Recreio, após remoção de gigogas

18 de janeiro de 2023
1 min read
O espelho d’água da Lagoinha das Taxas ficou limpo sem a presença de gigogas - Divulgação
O espelho d’água da Lagoinha das Taxas ficou limpo sem a presença de gigogas - Divulgação

A imagem da Lagoinha das Taxas com espelho d’água limpo, sem gigogas, no Recreio dos Bandeirantes, é fruto do trabalho das equipes da Fundação Rio-Águas, com apoio da Comlurb. Desde setembro do ano passado, a Rio-Águas manteve máquinas trabalhando na limpeza da lagoinha do Parque Natural Municipal Chico Mendes. Os trabalhos foram concluídos na terça-feira (17/1).

– É importante ressaltar que o aparecimento do espelho d’água da Lagoinha é resultado de um trabalho contínuo que foi realizado pela Fundação Rio-Águas. A remoção das gigogas contribui com a oxigenação da água e consequentemente com o bem estar da fauna local, bem como reduz significativamente a quantidade de mosquitos na região – ressaltou o subprefeito da Barra da Tijuca, Recreio e Vargens, Raphael Lima, sobre os benefícios para os bairros com o trabalho.

A Lagoinha das Taxas estava completamente tomada pelas gigogas – Divulgação
A Lagoinha das Taxas estava completamente tomada pelas gigogas – Divulgação

Foram retiradas mais de 2.400 toneladas de gigogas do corpo hídrico, que encheram, pelo menos, 438 caminhões da Fundação Rio-Águas e da Comlurb. Os serviços foram acompanhados de perto pela Subprefeitura da Barra da Tijuca, Recreio e Vargens. Uma equipe de manutenção da Rio-Águas será mantida na lagoinha, a fim de evitar a proliferação acentuada de gigogas.

– Foi um trabalho persistente de nossas equipes e conseguimos ver os resultados neste verão, com o aparecimento de toda a lagoinha. Seguimos ainda atuando no desassoreamento do Canal de Sernambetiba e em outros canais da região das Vargens, com objetivo de prevenir alagamentos – destacou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, sobre os serviços na região.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

About

Trees and plants within cities help mitigate air pollution by absorbing carbon dioxide and releasing oxygen. They also act as natural air filters, trapping dust and particulate matter

Authors

Newsletter

Most viewed

Follow

Newsletter

Don't Miss

Polícia Militar do RJ - © Fernando Frazão/Agência Brasil

Projeto aprovado na Alerj prevê agentes armados em ônibus do Rio

Cláudio Castro deve decidir sobre programa
Estação Pavuna. Foto: Reprodução

Muro desaba e paralisa 11 estações do MetrôRio

Obra emergencial da Águas do Rio