quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioMundoÁfricaTunísia prende cartunista por caricatura de primeiro-ministro

Tunísia prende cartunista por caricatura de primeiro-ministro

A Promotoria Pública da Tunísia ordenou nesta quinta-feira (21) a prisão de Tawfiq Omrane por caricaturas do primeiro-ministro, Ahmed Hachani, confirmou o advogado do cartunista, Anas Kadoussi, segundo reportagem da agência Reuters.

Omrane é conhecido por charges satíricas de figuras como o presidente Kais Saied, que assumiu poderes quase absolutos no país há dois anos, quando fechou o parlamento eleito e passou a governar por decreto. A oposição denuncia golpe.

“A polícia o interrogou por horas sem a presença de advogados sob alegação de injúria nas redes sociais … devido a desenhos do primeiro-ministro”, declarou Kadoussi.

O cartunista pode ser condenado a um ano de prisão, segundo seu relato.

O Ministério do Interior não comentou o caso até então.

Em uma postagem publicada à 1h00 da manhã, Omrane disse ter sido libertado.

A liberdade de expressão foi foco da revolução que depôs a ditadura de Zine el Abidine Ben Ali, em 2011. Ativistas, jornalistas e políticos advertem, no entanto, que as conquistas estão sob ameaça pela gestão de Saied.

“A prisão de Omrane confirma esforços das autoridades para reprimir vozes críticas”, alertou Amira Mohamed, figura de liderança no Sindicato dos Jornalistas da Tunísia.

Nesta semana, Saied decidiu atacar a televisão estatal ao rechaçar em discurso a ordem das palavras em uma manchete de jornal. O sindicato denunciou “interferência flagrante”. Saied nega atacar liberdades civis, assim como rejeita acusações de golpe de Estado.

A polícia deteve mais de 20 figuras políticas neste ano, incluindo o líder da oposição, Rached Ghannouchi, chefe do partido Ennahda, acusado de “conspirar contra a segurança nacional”.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias