terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioPolíticaRodrigo Bacellar se aproxima de Bolsonaro e mira governo do Rio

Rodrigo Bacellar se aproxima de Bolsonaro e mira governo do Rio

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União Brasil), tem se alinhado cada vez mais com a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), visando a disputa pelo governo estadual em 2026. Nas últimas semanas, Bacellar se reuniu com Bolsonaro e seus filhos, o senador Flávio e o vereador Carlos, para discutir estratégias eleitorais e uma possível aliança para a próxima eleição.

Em Brasília, Bacellar recebeu a medalha do “clube Bolsonaro”, conhecida como o emblema dos “três Is” (imorrível, imbrochável, incomível), e reforçou seu compromisso com o grupo político do ex-presidente. Em um encontro prolongado com Flávio Bolsonaro e Antônio Rueda, presidente nacional da União Brasil, foram traçadas as estratégias para as eleições municipais de 2024 e discutidos os cenários para 2026.

A aproximação de Bacellar com Bolsonaro antecipa um confronto silencioso com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que também é um potencial candidato ao governo estadual pela base do presidente Lula (PT). Almejando suceder o governador Cláudio Castro (PL), Bacellar busca consolidar sua posição como representante do grupo bolsonarista no estado.

Nas eleições municipais, Bacellar, que lidera o diretório fluminense da União Brasil, consultou o grupo político de Bolsonaro para lançar o deputado Rodrigo Amorim (União Brasil) à prefeitura da capital. O movimento foi autorizado e incentivado por Flávio Bolsonaro, que discursou no evento de lançamento da candidatura de Amorim, criticando o projeto de Lula e Paes no Rio.

Rodrigo Bacellar se aproxima de Bolsonaro e mira governo do Rio | Diário Carioca
Foto: Reprodução / Instagram

Bacellar também lançou a delegada Madeleine (União Brasil) como candidata em Campos dos Goytacazes, sua base eleitoral, em oposição ao prefeito Wladimir Garotinho (PP), apoiado pelo PL. Essa estratégia visa ampliar a influência do grupo bolsonarista nas próximas eleições municipais e estaduais.

A aliança de Bacellar com Bolsonaro frustrou parte do PT, que esperava que a herança sindical de Bacellar mantivesse uma proximidade com a esquerda. Seu pai, Marcos Bacellar, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Energia Elétrica do Norte e Noroeste Fluminense e da Câmara dos Vereadores de Campos.

Bacellar, que ascendeu politicamente após a prisão das principais lideranças do estado nos desdobramentos da Operação Lava Jato, ganhou notoriedade ao relatar as contas da gestão Luiz Fernando Pezão (MDB) e o impeachment de Wilson Witzel. Atualmente, é visto como uma das figuras mais influentes sobre o governador Cláudio Castro.

Parimatch Cassino online
André Luiz
André Luizhttps://www.diariocarioca.com/
Formado em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, André Silva atuou em mídias como SZRD, Mais Carnaval, O Fluminense e Instituto Mulheres Jornalistas.

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

Conselho de Ética pode pautar cassação de Eduardo Bolsonaro nesta terça

Deputado é acusado de atuar contra instituições brasileiras a partir dos EUA e já responde a denúncia da PGR

Hugo Motta veta Eduardo Bolsonaro como líder e deputado pode ser cassado

Presidente da Câmara rejeita indicação para liderança da minoria; filho de Bolsonaro acumula faltas e risco de perda de mandato

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Alexandre de Moraes critica sanções dos EUA contra esposa: “Ilegal e lamentável”

Ministro do STF afirma que medida viola a soberania do Brasil e a independência do Judiciário

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias