quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioMundoHezbollah ameaça novos ataques a Israel caso civis continuem a ser alvejados no Líbano

Hezbollah ameaça novos ataques a Israel caso civis continuem a ser alvejados no Líbano

Sayyed Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, advertiu na quarta-feira (17) que o grupo militante libanês retaliará contra novos alvos israelenses caso Israel continue atacando civis no Líbano. Nasrallah destacou o aumento no número de não combatentes mortos recentemente, após a morte de cinco civis sírios, incluindo três crianças, em ataques israelenses na terça-feira (16) e de pelo menos três civis libaneses no dia anterior, segundo informações da mídia estatal e fontes de segurança.

Israel justifica suas ações afirmando que está visando militantes e infraestrutura do Hezbollah, negando ter como alvo a população civil. “Continuar a alvejar civis forçará a Resistência a lançar mísseis em assentamentos que não eram alvos anteriores”, declarou Nasrallah em um discurso televisionado durante o dia sagrado xiita Ashoura.

O Hezbollah, apoiado pelo Irã, é a força militar e política mais poderosa do Líbano e não reconhece Israel, referindo-se a todos os centros populacionais israelenses como assentamentos. Desde que o Hezbollah anunciou apoio aos palestinos após o ataque do Hamas a comunidades no sul de Israel em 7 de outubro, os confrontos entre o grupo e Israel têm se intensificado. Facções alinhadas ao Irã na região, incluindo grupos armados na Síria, Iraque e os Houthis no Iêmen, também têm disparado contra Israel desde então.

No Líbano, os combates resultaram na morte de mais de 100 civis e mais de 300 combatentes do Hezbollah, segundo contagem da Reuters. A região fronteiriça libanesa enfrenta níveis de destruição não vistos desde a guerra de 2006 entre Israel e Líbano. Nasrallah prometeu reconstruir as casas destruídas, afirmando que serão “mais bonitas do que eram antes”.

Ele ainda minimizou a capacidade de Israel de sustentar uma guerra em grande escala no Líbano, argumentando que a força militar israelense foi degradada em Gaza e que todos os tanques do exército israelense seriam destruídos se invadissem o Líbano.

Parimatch Cassino online
André Luiz
André Luizhttps://www.diariocarioca.com/
Formado em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, André Silva atuou em mídias como SZRD, Mais Carnaval, O Fluminense e Instituto Mulheres Jornalistas.

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias