terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroFecomércio RJ e empresários do turismo se unem para ampliar a segurança na orla

Fecomércio RJ e empresários do turismo se unem para ampliar a segurança na orla

O trecho entre as praias do Leme e do Leblon, na Zona Sul do Rio, vai ganhar em breve mais de 150 câmeras de segurança, que servirão tanto para apoiar o trabalho de policiamento ostensivo como o de investigação de crimes contra turistas e moradores da região.

A medida, capitaneada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RJ), foi formalizada e detalhada durante a assinatura de um termo de cooperação, nesta terça-feira (3/9), na reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da entidade (Cetur Fecomércio RJ), que reúne órgãos do poder público e organizações representativas do trade turístico. 

As câmeras serão instaladas em frente a bares, restaurantes, hotéis e quiosques. O mapeamento dos pontos está sendo realizado com o apoio de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), o Sindicato de Restaurantes, Bares e demais meios de Alimentação do Município (SindRio) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ). O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) também está envolvido nos trabalhos.   

“Queremos oferecer ao Rio as imagens em tempo real para a polícia ter a agilidade que a população espera. Nosso papel é garantir a manutenção das câmeras e aparelhar os centros de polícia”, disse o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, durante a assinatura do termo de cooperação.

Imagens alimentarão CICC e batalhões da região

As câmeras transmitirão imagens diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) – que já é abastecido por câmeras públicas e privadas de todo o estado – e também a dois Centros de Monitoramento. Eles serão instalados, com o apoio da Fecomércio RJ e de empresas de monitoramento eletrônico, no 19º BPM (Copacabana), Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e 23º BPM (Leblon). Assim, a área vigiada e o monitoramento ganham proximidade. Posteriormente, a iniciativa poderá ser expandida para a Barra da Tijuca.  

Reconhecimento facial e de placas

Os recursos tecnológicos permitem à polícia a vigilância em tempo real de áreas estratégicas, como vias principais, calçadões, areias e espelho d’água. Aplicando inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas, o sistema é capaz de identificar veículos roubados e criminosos com mandado de prisão, facilitando a intervenção policial imediata. Além de contribuir para a prevenção e solução de crimes, a presença dos equipamentos desencoraja o criminoso e reforça a sensação de segurança para turistas, moradores e empresas locais. As imagens capturadas podem ser utilizadas como evidências em investigações e processos legais.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias