terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioEstilo de VidaCarrosIA de carro autônomo da Tesla é apontada como perigosa, diz Reuters

IA de carro autônomo da Tesla é apontada como perigosa, diz Reuters

Na quinta-feira (11), a Tesla desenvolveu uma nova tecnologia de inteligência artificial (IA) que promete acelerar a produção de veículos autônomos, mas o evento também expôs falhas críticas no software de direção autônoma da empresa, segundo especialistas consultados pela Reuters.

Em uma tentativa de se destacar no mercado, a montadora apresentou um robotáxi sem pedais e volante, além de uma robovan com capacidade para até 20 pessoas.

Apesar do entusiasmo gerado pelo lançamento, os críticos expressaram preocupações com a nova tecnologia. O sistema de direção autônoma, que opera com um modelo de IA de ponta a ponta, é considerado uma “caixa-preta” que dificulta a identificação de falhas ou acidentes.

De acordo com os profissionais, a ausência de etapas intermediárias que exigem engenharia ou programação adicional torna o sistema vulnerável a erros. Como resultado, a Tesla pode enfrentar dificuldades em garantir a segurança dos veículos e de seus ocupantes.

Concorrentes como Zoox, da Amazon, Waymo e Cruise, da General Motors, também utilizam modelos semelhantes ao da Tesla, mas incorporam sensores mais sofisticados e sistemas redundantes para aumentar a segurança e facilitar a aprovação regulatória. Um investidor da Tesla ressaltou que o recurso de assistência ao motorista denominado “Full Self-Driving” ainda não pode ser operado com segurança sem a supervisão de um motorista humano atento.

IA de carro autônomo da Tesla é apontada como perigosa, diz Reuters | Diário Carioca
Foto: Divulgação / Tesla

“Ele [Elon Musk] mostrou os protótipos e definitivamente há alguma empolgação em torno disso”, afirmou Ramesh Poola. No entanto, a adoção em larga escala dos robotáxis autônomos ainda está prevista para “talvez a três ou quatro anos de distância”.

Durante o mesmo evento, Elon Musk revelou planos para operar uma frota de táxis Tesla autônomos, que poderão ser solicitados pelos usuários através de um aplicativo.

Embora os detalhes sobre esse serviço ainda não tenham sido divulgados, há expectativa de que a empresa lance uma versão não supervisionada de seu sistema de direção autônoma completo no Texas e na Califórnia no próximo ano. Os mais otimistas acreditam que os robotáxis também estarão em circulação em breve.

Parimatch Cassino online
André Luiz
André Luizhttps://www.diariocarioca.com/
Formado em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, André Silva atuou em mídias como SZRD, Mais Carnaval, O Fluminense e Instituto Mulheres Jornalistas.

Relacionadas

Diferenças entre Civic de entrada e topo de linha: quais valem mais a pena no mercado de usados

A gama do Civic sempre foi ampla. Desde as versões mais básicas — com motor 1.7 ou 1.8, câmbio manual e equipamentos enxutos — até as versões topo de linha

Fiat Toro chega a 600 mil unidades produzidas no Brasil

Modelo é produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE)

Citroën inicia vendas da nova Jumpy

Van mais vendida da marca passou recentemente por uma reestilização

Jeep foi a marca que mais cresceu em participação de mercado em janeiro e Compass segue líder entre os SUVs médios

Em janeiro, a Jeep foi a marca que mais cresceu em participação de mercado em comparação com o mês anterior, + 1,5 pontos percentuais

Citroën Jumpy ganha novo motor, fica mais potente e econômico em 2025

Motor 2.2 Turbodiesel estreia na gama com potência de 150 cv e 37,7 kgfm de torque

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias