terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroTCE-RJ recomenda suspensão de contrato das barcas
Novela

TCE-RJ recomenda suspensão de contrato das barcas

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) orientou, nesta quarta-feira (27), que a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) não assine o contrato com a nova concessionária das barcas, após apontar irregularidades no processo licitatório.

A decisão foi tomada com base em uma representação da Coordenadoria de Auditoria de Políticas em Mobilidade e Urbanismo (CAD-Mobilidade), vinculada à Secretaria-Geral de Controle Externo (SGE), que identificou falhas no procedimento.

A licitação foi vencida no dia 22 de novembro pela BK Consultoria, empresa de Barueri (SP), com uma proposta de R$ 1,9 bilhão para prestar os serviços de transporte aquaviário por cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.

No entanto, o TCE-RJ questionou a falta de detalhes importantes no edital da licitação, como a Receita Não Operacional Variável e os percentuais de divisão da receita entre a empresa vencedora e o Estado, o que comprometeria a transparência e a correta execução do contrato.

Outro ponto destacado pelo TCE foi o cálculo dos Benefícios e Despesas Indiretas (BDI), apresentado pela Setram. De acordo com a conselheira Marianna Montebello Willeman, essa inconsistência poderia resultar em um prejuízo de até R$ 389,7 milhões aos cofres públicos.

Além disso, o tribunal identificou outras possíveis irregularidades, como a previsão irregular de pagamento por milhas náuticas não navegadas e a falta de informações sobre a otimização das embarcações.

A Setram foi intimada a se manifestar dentro de 48 horas sobre essas questões. O TCE também sugeriu a realização de uma reunião técnica para discutir e corrigir as falhas apontadas, a fim de evitar danos financeiros ao Estado.

Em resposta, a secretaria afirmou que, apesar da orientação do tribunal, não reconhece irregularidades no processo e que fará os ajustes necessários com o auxílio do corpo técnico do TCE, reafirmando sua convicção de que a proposta está dentro da legalidade.

Parimatch Cassino online
André Luiz
André Luizhttps://www.diariocarioca.com/
Formado em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida, André Silva atuou em mídias como SZRD, Mais Carnaval, O Fluminense e Instituto Mulheres Jornalistas.

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias