terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroBatalhões Leblon e Copacabana recebem novas centrais de monitoramento

Batalhões Leblon e Copacabana recebem novas centrais de monitoramento

O Réveillon do Rio de Janeiro ganhou, nessa sexta-feira (27/12), um forte aliado nas estratégias de segurança pública no coração do Rio, o bairro de Copacabana.

Na manhã de hoje, foi inaugurada a nova central de monitoramento do 19º BPM, localizado na Rua Figueiredo de Magalhães, assim como a Sala de Crise e o Centro de Comando e Controle, que passam a contar com equipamentos de última geração.

Como já ocorre no 23º BPM, onde a estrutura vem funcionando desde o último dia 20, o 19º BPM agora tem acesso, em tempo real, às imagens da maior parte das câmeras instaladas na orla, quiosques, postos de salvamento, hotéis e restaurantes, visando o monitoramento e a promoção de ações estratégicas pelo efetivo policial da região. A iniciativa torna mais eficaz o deslocamento dos agentes em caso de acionamento das forças policiais assim como reduz o tempo de ação em casos de emergência.

A ação foi viabilizada a partir de convênio firmado entre a Fecomércio RJ, a Orla Rio, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), o Sindicato de Restaurantes, Bares e Alimentação do Município (SindRio) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ) com a Polícia Militar. O monitoramento amplia a segurança pública na região durante a alta temporada, beneficiando moradores e visitantes.

Batalhões Leblon e Copacabana recebem novas centrais de monitoramento
JANSEN E FARIAS – Foto: Divulgação

As principais autoridades responsáveis pela segurança pública do Estado do Rio de Janeiro participaram da solenidade de inauguração da estrutura no 19º BPM. Entre os presentes, o secretário de Segurança Pública do Estado, Victor Santos, o secretário da Polícia Militar, Cel. Menezes, a delegada titular da Deat, Patricia Alemany e o comandante do BPTur, Ten. Cel. Scherrer. A comandante do 19º BPM, a Cel. Danielle Farias, recebeu os parceiros na iniciativa, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a assessora de turismo da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho, e a superintendente da ABIH-RJ, Theresa Jansen.

“A inauguração das centrais de monitoramento nos batalhões de Copacabana e Leblon representa um importante avanço na estrutura de segurança pública de nossa cidade, especialmente durante a alta temporada. Esse projeto é fruto de um trabalho conjunto entre os setores público e privado, e mostra o valor da união em prol do bem-estar da população, dos comerciantes e dos turistas. A instalação das novas câmeras e a modernização das salas de operações nos batalhões reforçam nosso compromisso com a promoção de um ambiente mais seguro para o desenvolvimento econômico e social do Rio”, ressalta o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A ação traz benefícios para a segurança dos turistas e maior tranquilidade para os hotéis cariocas durante a alta temporada. Para Alfredo Lopes, presidente do Conselho da ABIH-RJ, o monitoramento por câmeras marca um avanço significativo na melhoria da segurança da orla, um dos maiores desafios para o turismo na cidade. “Esse suporte tecnológico para as polícias é vital, tanto na prevenção quanto na solução de crimes. Começa na praia de Copacabana e depois vai até o pontal”. O empresário espera que a iniciativa possa ser estendida, o mais rapidamente possível, à Barra da Tijuca.

A nova estrutura de monitoramento viabiliza agilidade e eficiência às ações das forças policiais, ampliando a segurança pública na cidade. “A nova sala do Batalhão do Leblon reforça o compromisso firmado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar e pelo Governo do Estado com o uso da tecnologia como ferramenta fundamental para o trabalho das forças de segurança”, lembra o secretário de Estado de Polícia Militar, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

De outubro a dezembro, foram concluídas as instalações de 390 câmeras nos 11 postos de salvamento, 56 quiosques, 22 hotéis e 28 restaurantes do Leme ao Leblon. O monitoramento integrado dos equipamentos instalados viabiliza que os batalhões da PM acompanhem o que acontece na região de forma mais estratégica.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias