terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioBrasilDeslizamentos em Ipatinga deixam cinco mortos após temporal

Deslizamentos em Ipatinga deixam cinco mortos após temporal

IPATINGA – Pelo menos cinco pessoas morreram em Ipatinga, Minas Gerais, após deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas na madrugada deste domingo (12). O município registrou 80 milímetros de chuva em apenas uma hora, desencadeando alagamentos e deslizamentos que deixaram rastros de destruição.

Entre as vítimas estão uma criança de oito anos e quatro adultos. No bairro Bethânia, cinco pessoas foram soterradas, resultando em duas mortes e três desaparecimentos. Em outros pontos da cidade, as vítimas incluem uma mulher de cerca de 70 anos e um homem de 30 anos, encontrados nos bairros Vila Celeste e Granjas Vagalume.

Prefeitura decreta estado de calamidade

Diante da situação crítica, a Prefeitura de Ipatinga decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias. O estádio Ipatingão foi transformado em abrigo para acolher famílias atingidas pelos temporais. Além disso, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham intensamente para atender as ocorrências.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros contabilizou 58 chamados relacionados a deslizamentos, alagamentos e vistorias de risco estrutural. A prioridade é localizar os desaparecidos e garantir a segurança da população em áreas vulneráveis.

Governador Zema acompanha a situação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se manifestou sobre o desastre em um vídeo publicado nas redes sociais. Ele afirmou ter conversado com o prefeito Gustavo Nunes e garantiu que o estado está à disposição. “No máximo, até amanhã cedo estarei lá. Peço que a população procure locais seguros e conte com o apoio da Defesa Civil”, disse Zema.


Saiba mais sobre os deslizamentos em Ipatinga

  • Chuvas intensas: 80 mm de chuva em uma hora causaram alagamentos e deslizamentos.
  • Vítimas: Cinco mortos confirmados, incluindo uma criança de oito anos.
  • Desaparecidos: Três pessoas soterradas ainda não foram localizadas.
  • Ações emergenciais: Prefeitura decretou calamidade pública e mobilizou abrigos.
  • Mobilização estadual: Romeu Zema promete apoio e visita ao local.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Temporal destelha mansões, alaga Congonhas e derruba teto da CPTM no Brás

Ventania e chuva forte causaram quedas de árvores, janelas estouradas e mais de 500 mil imóveis sem energia na Grande SP

Autistas Brasil repudia falas de Trump sobre autismo e denuncia discurso eugenista

Entidade critica associação sem evidências científicas entre autismo, Tylenol e vacinas e alerta para riscos de políticas desumanizadoras

Temporal deixa 500 mil casas sem luz em SP; veja vídeos

Ventos de até 90 km/h provocaram estragos em várias cidades e desabamento no Brás

Comunidade indígena no Amapá está há um mês sem energia elétrica 

Povo Palikur reivindica melhoria na rede elétrica, reforma de escola e estrada de acesso; liderança indígena denuncia descaso e cobra soluções do governo

Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Djavan fazem aquecimento para ato em Copacabana contra PEC da Blindagem e Anistia

Ensaio musical reúne grandes nomes da MPB antes do protesto que promete lotar a praia neste domingo (21).

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias