quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroEscritório da ONU Turismo abre suas portas no Rio de Janeiro
Funcionando

Escritório da ONU Turismo abre suas portas no Rio de Janeiro

O Escritório Regional da ONU Turismo no Brasil está de portas abertas! A partir desta sexta-feira (07.03), a representação da entidade internacional, instalada no Rio de Janeiro (RJ), dá início às suas atividades para a promoção do turismo nas Américas e no Caribe. A nova sede é a primeira na região e será estratégica na atração de turistas e investimentos aos destinos brasileiros e, também, a localidades fora do circuito europeu.

O ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da ação para o desenvolvimento do setor. “Hoje, damos início a um novo momento do turismo brasileiro, com o começo das atividades do primeiro escritório da entidade para a região das Américas e Caribe. É um marco que comemora o excelente momento da atividade turística brasileira já nesses primeiros meses de 2025 e, especialmente, no ano de 2024, quando alcançamos conquistas importantes para o nosso setor. Não tenho dúvidas que, a partir de agora, o Brasil e os nossos vizinhos terão muito mais espaço no cenário global do turismo”, afirmou.

O Escritório Regional da entidade contará com consultores brasileiros e estrangeiros, que pensarão as melhores ações e políticas para impulsionar a atividade em toda a região, assessorando os países e promovendo o desenvolvimento econômico e social nos destinos.

Caberá à unidade instalada no Rio de Janeiro manter as operações da ONU Turismo em âmbito regional e organizar ações relacionadas à promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, bem como avançar na integração do ramo à agenda global, melhorar a competitividade na área e construir parcerias para fortalecer o setor.

À frente do Escritório no Brasil, o diretor Heitor Kadri reforçou o compromisso de atrair mais investimentos aos países que fazem parte do novo núcleo. “Os trabalhos do Escritório da ONU Turismo agora se iniciam, e temos um importante caminho pela frente para desenvolver o turismo no Brasil, nas Américas e no Caribe, atraindo visitantes, investimentos e valorizando sempre nossa cultura e história”, pontuou.

O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, também presente na cerimônia, apontou o escritório no Rio como uma grande oportunidade ao Brasil. “É um grande dia para a ONU Turismo, porque é a primeira vez que abrimos uma unidade nas Américas e Caribe. Vamos trabalhar para trazer muito mais turistas para cá, esse é o nosso compromisso com a chegada do escritório regional aqui, no Rio. O Brasil é maravilhoso, e vamos trabalhar para mostrar tudo isso para o mundo”, afirmou.

“A presença da ONU Turismo no Rio é o reconhecimento da riqueza cultural, natural e histórica da nossa cidade. Estamos prontos para trabalhar juntos”, ressaltou a secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia, que também participou do evento.

Fora a sua sede em Madri (Espanha), a ONU Turismo possui apenas um outro Escritório Regional em funcionamento, na Arábia Saudita.

ARTICULAÇÃO – A vinda do primeiro escritório da ONU Turismo para o Brasil foi fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, mediada pelo ministro Celso Sabino, que apostou na cidade do Rio de Janeiro como sede da unidade no país.

Atualmente, a capital fluminense é uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no país. Apenas em janeiro de 2025, o destino recebeu 240.151 visitantes internacionais, número 46% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

“A unidade da ONU Turismo colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região”, finalizou o ministro Celso Sabino.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias