quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioAméricasEUADeputado francês sugere que EUA devolvam Estátua da Liberdade
Efeito Trump

Deputado francês sugere que EUA devolvam Estátua da Liberdade

Paris – Nova York – O deputado Raphaël Glucksmann, do partido Aliança Progressista de Socialistas e Democratas, sugeriu que os Estados Unidos devolvam a Estátua da Liberdade à França. O parlamentar justificou que a “mudança radical” na política norte-americana, sob a gestão de Donald Trump, não condiz mais com os ideais do monumento.

O pronunciamento ocorreu durante uma convenção do partido em Paris, no último domingo (16). Glucksmann criticou a postura de Trump em relação aos imigrantes, à guerra na Ucrânia e ao corte de investimentos na ciência. “Vamos dizer aos norte-americanos que escolheram ficar do lado dos tiranos, aos que demitiram pesquisadores por exigirem liberdade científica: ‘Devolvam-nos a Estátua da Liberdade’”, declarou o deputado.

Críticas à postura dos EUA

Glucksmann reforçou que a estátua foi um presente da França aos EUA, mas afirmou que “aparentemente, eles a desprezam”. Segundo ele, o monumento ficaria melhor em solo francês, já que os valores que ele representa estão sendo ignorados pelo atual governo norte-americano.

A estátua, inaugurada em 1886, foi um presente da França para os EUA em comemoração aos 100 anos da independência americana. Projetada pelo escultor Auguste Bartholdi, a obra se tornou um dos símbolos mais reconhecíveis dos Estados Unidos.

Resposta da Casa Branca

Nesta segunda-feira (17), a Casa Branca rejeitou a ideia da devolução do monumento. A porta-voz Karoline Leavitt ironizou a sugestão do deputado francês e afirmou que os EUA foram fundamentais na libertação da França durante a Segunda Guerra Mundial. “É apenas graças aos EUA que os franceses não estão falando alemão agora”, declarou.

A declaração reforça a posição histórica dos EUA como um aliado estratégico da França, especialmente em momentos decisivos do século XX.

Entenda o caso: a polêmica da Estátua da Liberdade

  • Presente histórico: A Estátua da Liberdade foi um presente da França aos EUA em 1886.
  • Críticas políticas: O deputado Raphaël Glucksmann pediu a devolução devido à política de Trump.
  • Resposta dos EUA: A Casa Branca afirmou que a estátua não será devolvida e mencionou a participação dos EUA na Segunda Guerra.
  • Contexto atual: O pedido está ligado às decisões de Trump sobre imigrantes, ciência e política externa.
Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias