quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroCláudio Castro reafirma veto a Pampolha: "Meu grupo político não pode entregar de bandeja a cadeira"
Incompetência Contínua

Cláudio Castro reafirma veto a Pampolha: “Meu grupo político não pode entregar de bandeja a cadeira”

Rio de Janeiro – O governador Cláudio Castro (PL) reforçou nesta sexta-feira sua decisão de apoiar Rodrigo Bacellar (União) para sua sucessão no governo estadual. Em entrevista, ele destacou que a escolha não desmerece o vice-governador Thiago Pampolha (MDB), mas que se trata de manter a coerência política dentro de seu grupo.

O governador justificou sua decisão ao afirmar que Pampolha não pertence ao seu grupo e que, por isso, não poderia apoiá-lo como sucessor. “Meu grupo político não pode entregar de bandeja a cadeira de governador a quem não faz parte dele”, declarou antes do evento “Caminhos do Brasil”, promovido pelo Globo, Valor Econômico e CBN.

Divergências políticas

Castro afirmou que a candidatura de Pampolha foi uma decisão independente e ressaltou que o vice-governador mudou de partido sem alinhamento com seu grupo. Em 2024, Pampolha deixou o União Brasil e comunicou a mudança ao governador apenas na véspera da filiação ao MDB.

Para Castro, a escolha de Pampolha como vice ocorreu por um acordo partidário e não por alinhamento político direto.

Possível desistência das eleições de 2026

O governador também admitiu que pode abrir mão de disputar as eleições de 2026 caso Pampolha insista na candidatura. Para concorrer ao Legislativo, Castro teria que deixar o cargo até março, o que colocaria o vice no comando do estado.

“Se não houver entendimento entre os dois que são candidatos, vou ficar na cadeira até o final e não serei candidato a nada”, afirmou.

Negociações entre Pampolha e Bacellar

O governador enfatizou que qualquer possível acordo sobre a candidatura deve partir de um entendimento entre Pampolha e Bacellar. Ele ressaltou que não será intermediário das conversas e que aguardará uma proposta concreta.

“Os dois têm que tratar entre si e depois me perguntar se aceito a negociação. Hoje, nenhuma proposta chegou a mim”, disse Castro.

Pampolha reafirma candidatura

Em entrevista à newsletter “Jogo Político”, de Thiago Prado, Pampolha reafirmou sua candidatura e negou que atuará como oposição a Castro.

“Minha candidatura não será de oposição, mas de posição e atitude. Todos sabem que não participo das decisões do governo e, portanto, não responderei por elas, exceto na área ambiental, enquanto estive na pasta”, declarou.

Entenda a disputa pela sucessão no governo do Rio

  • Cláudio Castro reafirmou apoio a Rodrigo Bacellar para sua sucessão em 2026.
  • Thiago Pampolha anunciou candidatura independente, sem apoio do governador.
  • Governador justificou que não pode entregar o cargo a quem não pertence ao seu grupo.
  • Pampolha trocou de partido em 2024 e se filiou ao MDB, sem alinhamento com Castro.
  • Caso não haja acordo, Castro pode desistir da disputa eleitoral
Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias