PF investiga plano de terrorismo após alerta do FBI

11 de abril de 2025
Leia em 1 minuto
Polícia Federal realiza operação contra terrorismo racial em Pocinhos após alerta do FBI sobre mensagens de ódio na internet.
Polícia Federal realiza operação contra terrorismo racial em Pocinhos após alerta do FBI sobre mensagens de ódio na internet.

Pocinhos (PB) – A Polícia Federal lançou nesta sexta-feira (11) a Operação Leviatã, após receber um relatório do FBI que apontava indícios de terrorismo e incitação ao ódio racial em fóruns digitais. A ação teve como foco um investigado da cidade de Pocinhos, no interior da Paraíba.

O documento do órgão norte-americano revelou mensagens com conteúdo extremista, além de menções a ideologias violentas. Segundo os agentes, o material indicava intenção de realizar atos violentos por motivação étnica e racial.

Ação mira discurso de ódio e extremismo online

O FBI alertou a Polícia Federal sobre atividades suspeitas em redes sociais e fóruns na internet. As mensagens apresentavam ódio explícito, apologia a violência racial e vínculos com ideologias radicais.

As informações motivaram a PF a agir rapidamente para evitar potenciais ataques. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do investigado. O local, segundo os agentes, concentrava a origem das mensagens monitoradas.

Materiais apreendidos ajudarão nas investigações

Durante a operação, os policiais recolheram celulares, mídias digitais e dispositivos de armazenamento. Os equipamentos vão passar por perícia, com o objetivo de identificar a origem das mensagens e eventuais coautores.

A PF busca rastrear conexões com outros grupos e pessoas. A investigação segue em andamento, com foco em ameaças à segurança nacional e na prevenção do extremismo violento.

Cooperação internacional entre Brasil e EUA

A parceria entre o FBI e a PF mostra a integração entre as autoridades de segurança dos Estados Unidos e do Brasil no combate ao terrorismo digital. O intercâmbio de dados fortalece o monitoramento de ameaças virtuais e a repressão a crimes motivados por intolerância.

Entenda

  1. FBI alertou a PF sobre mensagens de ódio na internet.
  2. Polícia Federal iniciou a Operação Leviatã em Pocinhos (PB).
  3. Alvo é investigado por atos preparatórios de terrorismo racial.
  4. Mandado de busca resultou em apreensão de dispositivos digitais.
  5. Caso envolve cooperação internacional com foco em segurança nacional

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Authors

Newsletter

Most viewed

– Publicidade –

Don't Miss

Nova viatura da Polícia Municipal, após a alteração do nome da GCM ter sido aprovada pela Câmara Municipal de SP. Foto: Divulgação

Flávio Dino impede mudança de nome da GCM em SP

Ministro do STF vê risco institucional
A Câmara Municipal de São José do Rio Preto obrigou por lei que as escolas fizessem a oração do Pai Nosso. Foto: Divulgação

Justiça de SP suspende Pai-Nosso obrigatório em escolas

Lei sancionada pelo prefeito Fábio Cândido