quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroAlerj aprova projeto que incentiva a contratação de recém-formados em enfermagem
Aprovado

Alerj aprova projeto que incentiva a contratação de recém-formados em enfermagem

Proposta da deputada Lilian Behring foca em capacitação e inclusão no mercado de trabalho, com acesso ao primeiro emprego para profissionais da saúde no Rio de Janeiro

Foi aprovado na última quarta-feira, 16,  em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Projeto de Lei nº 4629/2025, de autoria da deputada estadual Lilian Behring (PCdoB), que institui diretrizes para a inserção de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem recém-formados no mercado de trabalho fluminense.

O texto propõe a criação de políticas públicas voltadas à capacitação, geração de emprego e valorização dos profissionais da enfermagem em início de carreira, incluindo o estímulo ao empreendedorismo, cooperativismo e parcerias com o terceiro setor. O objetivo é garantir acesso a oportunidades e condições dignas de trabalho logo após a formação.

“Essa é uma conquista muito simbólica para mim e para a enfermagem”, celebrou a deputada Lilian Behring. “Menos de quatro meses de mandato e já conseguimos aprovar, em primeira discussão, um projeto importante, sem nenhuma emenda. Isso mostra que estamos no caminho certo, com seriedade, compromisso e técnica.”

O PL, que ainda passará por uma segunda votação antes de ser sancionado, já nasce como um marco na atuação parlamentar da deputada, que é enfermeira de formação. Em pouco mais de 100 dias de mandato, Lilian Behring apresentou mais de 20 projetos de lei. A aprovação deste primeiro PL é, segundo ela, a prova de que é possível fazer política com eficiência e propósito.

“Nós estamos trazendo a voz da enfermagem para dentro da política, com protagonismo. Com certeza um avanço imenso para a saúde pública do Rio de Janeiro. E é só o começo”, afirmou Behring.

O projeto não impõe obrigações diretas ao Executivo, mas estimula ações coordenadas por órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo para viabilizar políticas de primeiro emprego. A proposta se inspira em experiências bem-sucedidas em outros estados, como o Distrito Federal e Pernambuco, onde legislações semelhantes contribuíram para a geração de empregos na área da saúde.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias