terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioCiência & TecnologiaDesconecte-se: Vera Iaconelli lidera campanha de greve contra redes sociais
Saúde Mentaal

Desconecte-se: Vera Iaconelli lidera campanha de greve contra redes sociais

Movimento propõe 24h sem redes sociais nesta segunda para refletir sobre saúde mental

A psicanalista Vera Iaconelli e o designer Pedro Inoue convocam usuários a aderirem à campanha “Greve das Redes”, marcada para esta segunda-feira, 21 de abril. A ação propõe 24 horas sem redes sociais como forma de protesto e alerta sobre os efeitos do uso excessivo de plataformas digitais.

A iniciativa surgiu após o debate provocado pela série “Adolescência”, da Netflix, que mostra os impactos do ódio digital e da exposição online. Com o lema “Desliga e respira”, o movimento visa gerar consciência coletiva sobre a hiperconectividade.

Campanha alerta para vício digital

A mobilização cresceu nas redes com a hashtag #blecautedasredes. Os criadores da ação, Iaconelli, colunista da Folha de S.Paulo, e Inoue, diretor da fundação canadense Adbusters, defendem uma pausa estratégica no uso das plataformas.

Segundo os organizadores, o principal objetivo é estimular um momento de reflexão. “Se você não conseguir ficar 24 horas fora, mas parar para pensar, já valeu”, afirmou Vera Iaconelli.

Efeitos nas crianças e adolescentes preocupam

A proposta da campanha veio após a repercussão internacional sobre o impacto das redes. Um dos gatilhos foi a morte da menina Sarah Raíssa Pereira de Castro, de 8 anos, vítima de um desafio viral.

A situação reacendeu a discussão sobre a necessidade de regulação de conteúdo, especialmente depois do anúncio da Meta de que reduziria a moderação no Facebook e Instagram.

Livro e série reforçam debate

O livro “A Geração Ansiosa”, de Jonathan Haidt, ganhou destaque ao associar a infância hiperconectada ao aumento de transtornos mentais. A série “Adolescência” também trouxe à tona tragédias reais provocadas pelo uso descontrolado das redes.

A internet é maravilhosa, mas as redes precisam ser reguladas”, destacou Iaconelli, ao lembrar que os algoritmos criam hábitos tóxicos.

Manifesto pede ação coletiva

A campanha ganhou apoio de influenciadores, como o pediatra Daniel Becker, educadores e o perfil ativista Sleeping Giants. Contudo, os idealizadores reforçam que a campanha tem direção e autoria clara.

Somos a última geração que lembra da vida antes das redes. Precisamos usar isso a nosso favor”, diz Vera. O manifesto destaca o poder coletivo dos usuários, que podem interromper o ciclo de vício, mesmo que apenas por um dia.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Reescrever texto online: como transformar ideias em novo conteúdo

Existem serviços online para reescrever textos. Eles ajudam a melhorar rapidamente a legibilidade e a criar conteúdo novo, excluindo o plágio.

Como salvar e reutilizar os Reels do Instagram para sua estratégia de conteúdo

Os vídeos desaparecem rapidamente dos feeds, com clipes novos inundando as linhas do tempo

Transformando Gravações em Clipes Prontos para Redes Sociais: Como Criadores podem Economizar Horas com IA

Você sabe como é frustrante gravar um vídeo e descobrir que ele ficou longo demais, pequeno demais para a plataforma, ou simplesmente sem graça. Hoje em dia, as pessoas...

A epidemia silenciosa do plágio nas universidades

Os professores verificam as redações enviadas por meio de um verificador de plágio e, em seguida, passam horas cruzando fontes

Meta remove grupo no Facebook com fotos íntimas de esposas sem consentimento

Espaço chamado “Mia Moglie” reunia mais de 30 mil homens na Itália e promovia violência sexual online

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias