terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroMar da Barra é invadido por esgoto da Lagoa da Tijuca
Colapso visível

Mar da Barra é invadido por esgoto da Lagoa da Tijuca

Imagens aéreas revelam nova lambança ambiental na Praia do Pepê; poluição põe em risco a balneabilidade da Zona Oeste

Rio de Janeiro – A Praia do Pepê, cartão-postal da Barra da Tijuca, amanheceu com um cenário para lá de desanimador nesta quarta-feira (14): uma mancha barrenta, vinda da Lagoa da Tijuca, tomou conta do mar, num retrato perfeito da negligência ambiental carioca.

Flagrado pelo Globocop e exibido no RJTV1, o esgoto in natura escorrendo direto para o oceano virou mais uma cena rotineira do verão fora de época na Zona Oeste do Rio. A água escura, turva e malcheirosa avançou sobre a orla como se fosse dona da praia — e, sinceramente, tem sido.


Imagens escancaram esgoto a céu aberto na Barra

Do alto, as imagens são chocantes: o encontro da Lagoa da Tijuca, tomada por esgoto, com o mar da Barra forma uma faixa extensa de coloração alterada que rasga a beleza da Praia do Pepê. A lagoa, que deveria ser patrimônio ambiental, virou depósito de dejetos urbanos. E ninguém parece se importar.

Não é a primeira vez que isso acontece. Muito menos será a última, enquanto autoridades fingirem que não veem. A água contaminada pode comprometer a balneabilidade da região, tornando o banho de mar um risco à saúde pública.


Inea e Iguá somem enquanto o mar apodrece

Procurado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ainda não informou se há alguma investigação em andamento ou medidas emergenciais para conter a poluição. A omissão do órgão, aliás, segue o padrão: fiscalização que só aparece depois da denúncia na TV.

A Iguá Saneamento, empresa contratada para as obras de dragagem e limpeza na área, também ficou em silêncio até agora. O mar sujo, no entanto, fala alto: o serviço — se é que está sendo feito — claramente não tem dado conta.


Um velho problema com cara de tragédia anunciada

O despejo de esgoto na Lagoa da Tijuca é um drama antigo, agravado por décadas de expansão urbana irresponsável, especulação imobiliária e um sistema de saneamento que vive em colapso. A promessa de despoluição já virou piada entre os moradores.

Enquanto isso, turistas se banham em águas potencialmente contaminadas, e moradores veem suas praias virarem depósito de rejeitos. A mancha barrenta é só a ponta visível do que se esconde sob as águas do Rio.


Iguá nega relação entre mancha e operação na rede de esgoto

Em contato com o Diário Carioca, a Iguá negou que a mancha no mar da Barra da Tijuca tenha relação com a operação da rede coletora de esgoto da concessionária.

De acordo com a nota, a mancha está relacionada a combinação de fatores meteorológicos.

Leia abaixo a integra da nota da concessionária Iguá:

A Iguá esclarece que a mancha avistada na praia do Pepê, na manhã desta quarta-feira, dia 14, não tem relação com a operação da rede coletora de esgoto da concessionária. Este é um fenômeno que acontece há anos, de acordo com fenômenos naturais. 

A mancha está relacionada a combinação de fatores meteorológicos, como a ocorrência de ressaca e a maré de sizígia, já registrados em ocasiões anteriores.

A concessionária também reforça que o projeto de dragagem do Complexo Lagunar tem como objetivo contribuir para revitalização das lagoas, que sofrem há décadas com a poluição. Ao longo de sua execução, já foi identificada a melhora da troca hídrica no sistema lagunar, o que contribui para aumentar a oxigenação e qualidade da água.

Parimatch Cassino online
JR Vital
JR Vitalhttps://www.diariocarioca.com/
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias