quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioMundoNetanyahu foge para local secreto após ataque ao Irã
Covardão

Netanyahu foge para local secreto após ataque ao Irã

Mídia revela que premiê israelense foi levado às pressas para a Grécia após bombardeios que mataram generais iranianos. Clima é de guerra aberta.

Teerã, 13 de junho de 2025 — O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi evacuado às pressas para um local desconhecido, segundo confirmou a própria imprensa israelense.

A fuga ocorre após os bombardeios lançados contra a capital do Irã e outras cidades, que resultaram na morte de generais de alta patente do regime iraniano.


As imagens divulgadas na noite desta sexta-feira mostram o avião oficial de Netanyahu sendo escoltado por caças militares, deixando os territórios ocupados rumo a um destino inicialmente mantido em segredo.

Poucas horas depois, o Canal 12 de Israel confirmou que a aeronave pousou na capital da Grécia, Atenas.

A operação relâmpago foi acionada no exato momento em que Israel desencadeou uma série de ataques aéreos contra alvos estratégicos no Irã, incluindo a própria capital, Teerã, e bases militares em outras regiões do país.

Fontes iranianas, citadas pela agência IRNA, confirmaram que os bombardeios assassinaram três dos principais comandantes militares do país: o major-general Mohammad Baqeri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas; o comandante do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC), major-general Hossein Salami; e o líder do Quartel-General de Khatam al-Anbia, major-general Gholamali Rashid.

O governo iraniano classificou os ataques como “um ato de guerra” e prometeu uma resposta militar “rápida, severa e esmagadora”.

Netanyahu foge enquanto o mundo segura a respiração

A fuga de Netanyahu escancarou o grau de tensão e insegurança até mesmo dentro do próprio governo israelense. A mídia internacional questiona se a evacuação seria uma tentativa de garantir a segurança pessoal do premiê diante da retaliação iminente do Irã — ou um sinal de que até as lideranças de Israel estão incertas sobre as consequências do ataque.

Fontes diplomáticas na Grécia confirmaram ao portal Middle East Eye que autoridades israelenses requisitaram proteção reforçada para membros do governo presentes no país. Não há, até agora, confirmação oficial se a presença de Netanyahu em solo grego é temporária ou parte de uma operação mais ampla de deslocamento estratégico.

Escalada sem precedentes no Oriente Médio

Os ataques desta sexta-feira são a escalada mais grave do conflito entre Irã e Israel em décadas. Segundo analistas do Al Jazeera, trata-se de um ponto de não retorno, com potencial de arrastar o Oriente Médio inteiro para um conflito regional — e, possivelmente, global.

O Diário Carioca apurou que forças militares dos Estados Unidos estão em estado de alerta máximo na região, enquanto países da União Europeia e da ONU tentam, sem sucesso até agora, estabelecer um canal de mediação para evitar uma guerra de proporções catastróficas.

Quem perde e quem ganha com o caos?

Organizações internacionais apontam que, por trás dos bombardeios, estão interesses geopolíticos e econômicos de longa data. O fortalecimento da indústria bélica, o controle de rotas de energia e a disputa por influência no Oriente Médio são alguns dos vetores que alimentam esse novo ciclo de violência.

Israel, que já enfrenta crescente isolamento diplomático devido ao genocídio em andamento na Faixa de Gaza, agora mergulha de vez em um cenário de guerra aberta, arrastando o mundo para um risco real de conflito generalizado.

Enquanto isso, o Irã, apesar das baixas severas, mobiliza suas forças e promete transformar o que chama de “ato de covardia” em uma lição histórica para seus inimigos.

O que se sabe até agora:

  • Netanyahu foi retirado dos territórios ocupados e levado para Atenas.
  • O ataque israelense matou três dos mais altos comandantes militares do Irã.
  • O Irã promete uma resposta “devastadora”.
  • A região entrou em estado de alerta máximo, com risco real de guerra regional.

O Carioca Esclarece: Esta reportagem se baseia em informações da agência estatal IRNA, da mídia israelense como o Canal 12, e de veículos independentes como Middle East Eye e Al Jazeera. A situação está em desenvolvimento e pode sofrer atualizações a qualquer momento.


Entenda

O que aconteceu com Netanyahu?
Após os ataques de Israel ao Irã, o premiê Benjamin Netanyahu foi evacuado para a Grécia, segundo confirmou a imprensa israelense.

O Irã vai retaliar?
Sim. As Forças Armadas do Irã anunciaram uma resposta militar “rápida e devastadora” contra Israel.

Por que Netanyahu fugiu?
A fuga seria uma tentativa de garantir segurança pessoal diante da ameaça de retaliação do Irã, segundo analistas internacionais.


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias