terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioDireitos HumanosParada LGBT+ de São Paulo discute envelhecimento e celebra memória e resistência

Parada LGBT+ de São Paulo discute envelhecimento e celebra memória e resistência

São Paulo, 21 de junho de 2025 — A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, considerada a maior do mundo, ocupa neste domingo (22 de junho) a Avenida Paulista com o tema “Memória, resistência e futuro”, colocando em pauta o envelhecimento da população LGBTQIA+.

Às vésperas de completar 30 anos, o evento deste ano celebra as trajetórias de quem pavimentou o caminho da luta por direitos, visibilidade e dignidade. Segundo dados do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, 53% dos participantes já passaram dos 30 anos, o que reforça a necessidade de discutir o envelhecimento dentro da comunidade.

“É essa herança de luta que a Parada SP homenageia em 2025: corpos que resistiram e continuam a inspirar gerações”, afirma Nelson Matias Pereira, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), que completa 59 anos na véspera do evento.

Um trio dedicado a quem abriu caminho

Pela primeira vez na história da Parada, haverá um trio elétrico formado exclusivamente por pessoas LGBTQIA+ com 60 anos ou mais. Batizado de “Memória”, ele simboliza o reconhecimento das gerações que enfrentaram o preconceito e construíram as bases da resistência no Brasil.

As apresentadoras oficiais serão as icônicas drag queens Silvetty Montilla e Helena Black, que conduzirão a abertura do evento com discursos, performances e muita celebração da diversidade.

Shows, DJs e 17 trios na Paulista

Ao todo, serão 17 trios elétricos, reunindo uma programação diversa que inclui grandes nomes da música pop, funk, eletrônico e performances LGBTQIA+. Entre os destaques estão:

  • Pedro Sampaio, no trio da Sephora, com participações de Thaysa Lopes e Victor Telles.
  • Pepita e Banda Uó, no trio da L’Oréal Groupe, com apresentação de Organzza e Ravena Creole, além de DJs das festas V de Viadão, Tersapata e Desculpa Qualquer Coisa.
  • O trio da diversidade Travesti/Trans, patrocinado pela Amstel, terá apresentação de Antara GOLD, e DJs Renata Corr, Lily Scott e as queridíssimas Minhoqueens.

Ordem dos trios elétricos na Parada LGBT+ de São Paulo 2025

  1. Abertura Memória e Resistência — Apresentação: Silvetty Montilla e Helena Black
  2. Famílias LGBT+
  3. Prefeitura I
  4. Prefeitura II
  5. Prefeitura III
  6. ONGs HIV/AIDS
  7. Pessoas Aliadas
  8. Sephora — Pedro Sampaio, Thaysa Lopes e Victor Telles
  9. Gay
  10. Patrocinadores e Apoios
  11. Bi+
  12. Patrocinadores e Apoios
  13. Lésbicas — L’Oréal Groupe (Matrix) com Pepita e Banda Uó, Organzza, Ravena Creole e DJs das festas V de Viadão, Tersapata e Desculpa Qualquer Coisa
  14. Travesti/Trans — Amstel, Antara GOLD e DJs Renata Corr, Lily Scott e Minhoqueens
  15. Patrocinadores e Apoios
  16. Intersexo/Assexuais
  17. Encerramento — Resistimos e Seguimos

Envelhecer também é resistência

O tema deste ano levanta uma discussão urgente: como envelhecer sendo LGBT+ em uma sociedade marcada pela LGBTfobia, pelo etarismo e pela invisibilização dos corpos que fogem do padrão heteronormativo e jovem?

“Cuidar do corpo, ocupar espaços e garantir visibilidade para pessoas LGBTQIA+ acima dos 60 anos é reafirmar que resistimos e seguimos”, reforça Nelson Matias Pereira, da APOLGBT-SP, ao Diário Carioca.

O evento não é só festa: é também um grito político por políticas públicas, saúde, segurança, cultura e acolhimento intergeracional dentro da comunidade LGBTQIA+.

O Diário Carioca segue acompanhando, ao longo deste domingo, todos os desfiles, discursos, apresentações e bastidores da maior Parada do mundo.


O Carioca Esclarece

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontece anualmente desde 1997 e é reconhecida internacionalmente como o maior evento de orgulho do planeta, tanto em número de participantes quanto em impacto político e cultural.


FAQ

Quando acontece a Parada LGBT+ de São Paulo em 2025?
Neste domingo, 22 de junho, a partir das 10h, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Qual é o tema da Parada LGBT+ deste ano?
“Memória, resistência e futuro”, com foco no envelhecimento da população LGBTQIA+.

Quais atrações estão confirmadas na Parada?
Shows de Pedro Sampaio, Pepita, Banda Uó, apresentações de drag queens, DJs e 17 trios elétricos com diversas temáticas.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Gravidez sob vigilância: a dor invisível das mulheres na ditadura

Cada batida na porta ou ruído na rua podia significar uma ameaça, transformando a espera por um filho em um período de tensão e ansiedade permanentes.

Lula denuncia racismo cotidiano e cita caso de escritora na Flip

Presidente critica imaginário racista que coloca negros como 'serviçais ou ameaças' durante abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Governo lança diagnóstico sobre violência sexual online contra crianças e adolescentes no Brasil

O Governo do Brasil apresentou o resumo executivo da etapa de pesquisa do projeto “Diagnóstico da Violência Sexual Online – Crianças e Adolescentes”. A iniciativa tem o objetivo de avaliar...

Zuzu Angel: certidão de óbito retificada reconhece crime da ditadura

Documento emitido pelo governo federal confirma que a estilista foi vítima de morte violenta causada pelo Estado brasileiro em 1976

Com Lula, Brasil reduz desigualdade em educação, emprego e meio ambiente

Relatório do Observatório Brasileiro aponta avanços, mas disparidades raciais, de gênero e regionais continuam

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias