terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioGiro CariocaCasa da Ciência da UFRJ recebe exposição inédita no Rio
Mundo Curioso

Casa da Ciência da UFRJ recebe exposição inédita no Rio

A exposição Arte Rupestre e Realidade Virtual chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira, dia 15/08, com entrada gratuita e aberta ao público, na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo.

Com a inovação das tecnologias de interface, a exposição “Arte rupestre amazônica e realidade virtual” aproxima os visitantes da Casa da Ciência da UFRJ da história e da pesquisa sobre o povoamento das Américas, com destaque para o patrimônio arqueológico brasileiro. Além de experiências com Realidade Virtual e Realidade Aumentada, a exposição apresenta documentários e fotos das pinturas rupestres de três dos mais importantes sítios arqueológicos brasileiros, ciclos de palestras, debates e atividades paralelas.

Proporcionar uma experiência de aprendizagem interativa. Esse é um dos objetivos da exposição Arte Rupestre e Realidade Virtual, que terá visitação aberta a partir desta sexta-feira, 15/08, na Casa da Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro. Palestras, atividades e discussões de temas afins também integram a programação. O objetivo é aproximar as novas gerações da arte rupestre brasileira, onde estão os vestígios mais antigos da presença humana no continente americano. Essas descobertas recolocam a chegada do ser humano ao continente 30 mil anos antes do que se imaginava.

A exposição busca conduzir o visitante a uma viagem acerca da necessidade ancestral humana de produzir arte, em um circuito interativo que proporciona ao público experiências imersivas que simulam, com uso de óculos de realidade virtual, a visita a uma caverna com desenhos e inscrições rupestres. Os visitantes vão também poder navegar em um mapa que apresenta por meio da realidade aumentada os movimentos migratórios que levaram à ocupação das Américas, tudo em um ambiente digital criado para a mostra.

Pensar a arte rupestre nos dias de hoje não significa apenas refletir sobre a primeira forma de expressão artística humana. Nos traços simples dos desenhos encontrados nos sítios arqueológicos brasileiros há uma rica iconografia e, sobretudo, um vívido relato sobre o cotidiano dos primeiros habitantes do continente, histórias contadas sobre pedra e que nos transportam para milhares de anos atrás, oferecendo uma ampla e fascinante visão de como era viver em tempos pré-históricos.

Segundo Adriano Espínola Filho, curador e criador da exposição, “educar sobre a história e a arte dos primeiros habitantes do continente significa valorizar os nossos povos originários, a nossa matriz indígena, que se mostra em tantos rostos e costumes brasileiros, apesar de todo esforço em negá-la, uma história que precisa ser resgatada e valorizada para que crianças, jovens, adultos e idosos tenham a oportunidade de se reconhecer e se reconectar com o seu passado mais remoto”, explica.

Para a exposição, a equipe produziu mini-documentários e fotos realizadas na Serra da Capivara, no Piauí; no Peruaçu, em Minas Gerais; e em Monte Alegre, no Pará. 

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, a montagem da exposição Arte Rupestre e Realidade Virtual, no Rio de Janeiro, é uma correalização entre a DDK Digital, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), o Fórum de Ciência e Cultural da UFRJ e a Casa da Ciência da UFRJ. 

Vivenciando a exposição

A exposição Arte Rupestre e Realidade Virtual apresenta quatro obras/

experiências, divididas em diferentes estruturas, sendo:

• A CAVERNA – duas cavernas utilizando a Realidade Virtual com pinturas

rupestres dos sítios arqueológicos da Serra da Capivara, no Piauí; e de

Monte Alegre, no Pará;

• O MAPA DAS MIGRAÇÕES HUMANAS – utiliza realidade aumentada para

apresentar animações e textos sobre as teorias da travessia humana para o

continente americano;

• Dois minidocumentários, O ÚLTIMO CHÃO DA TERRA e A ARTE RUPESTRE DE

MONTE ALEGRE, nos quais são abordadas questões relativas às teorias do

povoamento da América, bem como sobre os desenhos rupestres de Monte

Alegre, respectivamente;

• Galeria de fotos realizadas na Serra da Capivara, no Piauí; no Peruaçu, em Minas Gerais; e em Monte Alegre, no Pará. 

Em quatro cavernas construídas, o visitante tem a oportunidade de se transportar para mais de 12 mil anos no passado, com a ajuda dos óculos de realidade virtual, vivenciando uma experiência totalmente imersiva.

Conheça o Circuito Interativo (Ciência e Ancestralidade)

O Circuito compõe as ações paralelas da exposição “Arte Rupestre e Realidade Virtual” que, além de abordar a arte rupestre com o uso das modernas tecnologias digitais, tem o intuito de provocar ao público visitante uma reflexão a respeito do tema do povoamento das Américas. A ideia é que esses temas possam ser trabalhados e explorados nas atividades que irão compor o circuito. 

Serviço

Exposição: Arte Rupestre e Realidade Virtual;

Data: de 15/08/25 a 14/12/25;

Horário: de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h;

Local: Casa da Ciência da UFRJ – Rua Lauro Müller, 3, Botafogo;

Entrada: gratuita;

Agendamento de escolas ou grupos: agendamento@casadaciencia.ufrj.br 

Informações: casadaciencia@casadaciencia.ufrj.br

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Tijuca recebe Festa da Primavera com atrações para toda a família

A Praça Saens Peña, na Tijuca será palco da Festa da Primavera 2025, que promete reunir famílias, turistas e moradores em um fim de semana repleto de entretenimento

Parque Oeste celebra 1° aniversário com shows, lazer e novas atrações com obras em andamento

Além das atrações infantis, a comemoração conta com shows dos DJs Gian Lucca e Diego Vienna, do grupo JET Samba Black e show do cantor Renan Oliveira, das 14h30 às 20h30.

Tropa da Solidariedade reinaugura sua sede com programação gratuita

Fundada pelo rapper Shackal, projeto de impacto social por meio da arte urbana e da educação ajuda população em vulnerabilidade social no Centro do Rio desde a pandemia

Exposição inédita propõe um novo olhar sobre a China contemporânea e sua conexão com o Brasil

Arte, educação, tecnologia e intercâmbio cultural integram cultura chinesa e brasileira em experiência única no Aeroporto Santos Dumont

Rolling Stone Music & Run acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro

Evento que reúne cultura e esporte será realizado dia 15 de novembro, na Lagoa Rodrigo de Freitas

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias