Queridão da Direita

Milei é retirado de carreata após ataque com pedras

Presidente argentino enfrenta hostilidade em meio a denúncias de corrupção e tumulto durante mobilização do partido A Liberdade Avança.

JR Vital - Diário Carioca
JR Vital
JR Vital - Diário Carioca
Editor
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
- Editor
Javier Milei

O presidente da Argentina, Javier Milei, precisou ser retirado às pressas de uma carreata em Lomas de Zamora, Grande Buenos Aires, após ser alvo de pedradas e hostilidades de opositores.

O episódio ocorreu enquanto seu governo enfrenta investigações sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo familiares e altos funcionários.


Confronto na mobilização

O tumulto começou quando militantes contrários a Milei passaram a lançar objetos contra o veículo em que o presidente estava, acompanhado do deputado José Luis Espert, candidato às eleições legislativas de outubro. Imagens mostram Milei acenando da caçamba de uma picape quando pedras atingiram a proximidade do carro, e Espert precisou deixar o local de moto, sem capacete.

- Publicidade -

Em entrevista ao canal TN, Espert acusou apoiadores da ex-presidente Cristina Kirchner de estarem por trás do ataque. Uma fotógrafa da campanha teria sido ferida por uma pedra. A carreata foi suspensa imediatamente por razões de segurança. Até o momento, Milei não comentou publicamente o incidente.

Denúncias de corrupção agravam crise

O episódio ocorre em meio a investigações sobre um suposto esquema de propina envolvendo funcionários do governo Milei, incluindo a irmã do presidente, Karina Milei, e o subsecretário Eduardo “Lule” Menem. Áudios atribuídos a Diego Spagnuolo, ex-dirigente da Agência Nacional da Pessoa com Deficiência (ANDIS), relatam pagamentos irregulares e apontam conversas diretas com Milei sobre irregularidades.

A Justiça argentina ainda não confirmou a autenticidade das gravações, mas apreendeu celulares, veículos, uma máquina de contagem de dinheiro e aproximadamente US$ 266 mil (R$ 1,5 milhão).

- Publicidade -

Pressão política e eleitoral

Diante das denúncias, Milei intensificou críticas à imprensa e à oposição, em um cenário de crescente tensão política. As eleições legislativas de outubro são vistas como um termômetro para a agenda de austeridade e reformas econômicas defendida pelo governo.

- Publicidade -
JR Vital - Diário Carioca
Editor
Follow:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.