quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioRio de JaneiroCaetano Veloso receberá Medalha Tiradentes no Rio de Janeiro
Muito merecido

Caetano Veloso receberá Medalha Tiradentes no Rio de Janeiro

O cantor e compositor Caetano Veloso será agraciado com a Medalha Tiradentes, maior honraria do estado do Rio de Janeiro, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) nesta quinta-feira (28).

A distinção reconhece a relevância artística e o engajamento político do músico ao longo de décadas.


Indicação e reconhecimento político

A entrega da medalha foi indicada pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB). “Caetano Veloso é um patrimônio do nosso país.

Sua voz e sua arte acompanharam as lutas do povo brasileiro contra a ditadura, pela democracia, pela liberdade e pela diversidade cultural.

A Medalha Tiradentes é o reconhecimento justo da Alerj a um artista que honra a nossa história”, declarou a parlamentar.

A medida será promulgada pela Mesa Diretora da Alerj e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias. A cerimônia de entrega ainda não tem data definida.


Trajetória e legado cultural

Nascido em Santo Amaro (BA), Caetano Veloso reside no Rio de Janeiro desde a década de 1960.

Foi um dos fundadores do Movimento Tropicalista, movimento cultural que revolucionou a música brasileira. Durante a ditadura militar, chegou a ser preso e exilado por suas posições políticas contestadoras.

Com dezenas de álbuns lançados, Caetano Veloso é reconhecido como um dos maiores nomes da música popular brasileira, autor de sucessos que marcaram gerações no Brasil e no exterior.

Aos 83 anos, continua em atividade e realiza turnês pelo país, mantendo viva sua influência artística e política.

Parimatch Cassino online
Vanessa Neves
Vanessa Neveshttps://www.diariocarioca.com/
Vanessa Neves é Jornalista, editora e analista de mídias sociais do Diário Carioca. Criadora de conteúdo, editora de imagens e editora de política.

Relacionadas

Enel encontra 198 furtos de energia em Niterói

O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio na última semana em Niterói, na Região Metropolitana, identificou 198 unidades com irregularidades na medição de energia. Do total das inspeções, 180 ocorreram...

Eduardo Paes regulamenta Sistema de Segurança inspirado em modelo de Nova York

Estrutura ficará no gabinete do prefeito, integrará Seop, Guarda Municipal e Civitas, e terá gestão baseada em dados e indicadores

Novo Mercado São José é inaugurado em Laranjeiras

Após sete anos fechado, espaço cultural e gastronômico retorna como polo de economia local no Rio

Frente fria chega ao Rio de Janeiro nesta segunda

O Rio de Janeiro terá mudanças bruscas no tempo a partir de segunda (22/09)

Silas Malafaia mente sobre os atos contra a anistia e é escrachado nas redes sociais

Pastor ataca USP e gera onda de críticas nas redes sociais

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias