Velocidade

Fachini supera pane no motor e conquista pódio na Corrida 1 da Fórmula 1600 no Velocitta

Bicampeão da categoria larga em 11º após quebra de motor, reage com corrida impecável e chega em segundo lugar, mantendo liderança do campeonato

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
Marcel Fachini na 7ª Etapa da F-1600 no Velocitta, 2025 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

O sábado em Mogi Guaçu foi de pura montanha-russa para Marcel Fachini. O líder do campeonato da Fórmula 1600 e atual bicampeão da categoria viveu uma manhã de tensão no Velocitta: depois de marcar a pole position com um tempo imbatível de 1:43.489, o motor de seu carro nº 4 quebrou ainda na fase de classificação. A lembrança imediata foi amarga — o déjà-vu da quarta etapa em Interlagos, quando também enfrentou falha mecânica e precisou atravessar a madrugada com sua equipe para não abandonar o fim de semana.


Mais uma vez, a cena se repetiu. Assim que constatou a pane, Fachini partiu às pressas para Amparo, sua cidade natal, de onde trouxe o motor reserva. A Juka Motors, incansável, fez a substituição em tempo recorde, permitindo que o piloto estivesse na pista para a Corrida 1, iniciada às 10h50. Pelo regulamento, a troca forçada empurrou o campeão para o 11º lugar no grid, mas isso não seria suficiente para apagar o brilho da sua jornada.

De volta à pista, Fachini mostrou porque é o nome a ser batido na temporada. Escalou o pelotão volta a volta, em ritmo consistente, agressivo e preciso, até receber a bandeirada em segundo lugar. O resultado, além de confirmar a força do piloto e da equipe, manteve viva a chama da liderança do campeonato e reforçou sua condição de favorito.


Ao fim da prova, ainda surpreso com os acontecimentos, Marcel não escondeu a incredulidade. “É inacreditável. Em Interlagos já tinha acontecido, e agora de novo o motor quebra logo na classificação. Parece até brincadeira com a gente”, disse, lembrando da saga da quarta etapa.


Apesar do contratempo, o clima era de otimismo para a sequência do fim de semana. Com olhar voltado para a Corrida 2, marcada para este domingo, o piloto projetou uma nova virada. “A velocidade do carro está lá, a equipe mostrou que é guerreira e conseguimos reagir. Amanhã temos grandes chances de vitória, e sem dúvida nenhuma vamos atrás dela”, garantiu o bicampeão.

Marcel Fachini conta com o patrocínio de MOTUL e ECOSPRAY, com apoio de Red Line Motor Sport, AML Racing, Nelore Dija, Coringa do Beco e Dynotron.


Siga Marcel Fachini no Instagram: @marcelfachini

A Fórmula 1600 tem o apoio de ABTEC Engenharia, Forza Sport, ZEUS TI Consulting e Lindoya Brasil.

A Corrida 2 da 7ª Etapa acontece amanhã, 31 de agosto, no circuito Velocitta, em Mogi Guaçu, durante o Campeonato Paulista de Automobilismo, organizado pela Interlagos Sports Marketing. Ingressos disponíveis no INGRESSE

CAMPEONATO PAULISTA F1600 – 2025

1ª Etapa – 24 e 25/01 – Autódromo De Interlagos/SP

2ª Etapa – 08 e 09/02 – Autódromo De Interlagos/SP

3ª Etapa – 08 e 09/03 – Autódromo De Interlagos/SP

4ª Etapa – 19 e 20/04 – Autódromo De Interlagos/SP

5ª Etapa – 21 e 22/06 – Autódromo Velocitta/SP

6ª Etapa – 26 e 27/07 – Autódromo De Interlagos/SP

7ª Etapa – 29 e 30/08 – Autódromo Velocitta/Sp

8ª Etapa – 20 e 21/09 – Autódromo De Cascavel/PR

9ª Etapa – 15 e 16/11 – Autódromo Velocitta/SP

10ª Etapa – 20 e 21/12 – Autódromo De Interlagos/SP

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.