A atleta brasileira Maria Clara Pacheco alcançou o topo do pódio no Grand Prix de taekwondo de Muju, na Coreia do Sul. Neste domingo, a lutadora de 22 anos, nascida em São Vicente (SP), sagrou-se campeã na categoria até 57 quilos, superando a atual campeã olímpica, a coreana Kim Yu-jin, na grande final.
O feito consagra Maria Clara como uma das maiores promessas do esporte, já que esta é sua segunda vitória em um Grand Prix este ano. Em junho, ela já havia conquistado o ouro na etapa de Charlotte, nos Estados Unidos, tornando-se a primeira brasileira a vencer um torneio desse nível. Antes dela, apenas o medalhista olímpico Maicon Andrade havia alcançado tal feito.
Vitória sobre as melhores do mundo
No caminho até o título em Muju, a brasileira fez cinco lutas, demonstrando sua técnica e força. Na final contra Yu-jin, o desempenho de Maria Clara foi dominante, vencendo o primeiro round por 10 a 0 e o segundo por 5 a 4. Sua jornada na competição ainda incluiu uma vitória na semifinal contra a tunisiana Chaima Toumi, a mesma adversária que ela superou na final dos Jogos Mundiais Universitários de Essen, na Alemanha, em julho.
Medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2023, a atleta tem um histórico de conquistas que a credencia como um nome forte no cenário internacional do taekwondo, apesar de ter ficado em sétimo lugar nos Jogos Olímpicos de Paris.


