terça-feira, setembro 23, 2025
21.8 C
Rio de Janeiro
InícioMundoEuropaParlamento Europeu nega homenagem para o extremista Charlie Kirk
Não Passarão

Parlamento Europeu nega homenagem para o extremista Charlie Kirk

O Parlamento Europeu rejeitou um pedido para realizar um minuto de silêncio em homenagem a Charlie Kirk, ativista político americano de extrema-direita assassinado durante um evento em uma universidade de Utah, nos Estados Unidos.

A solicitação foi feita pelo deputado sueco Charlie Weimers, que pediu um momento de oração e reflexão pela memória de Kirk, conhecido por sua proximidade com o ex-presidente americano Donald Trump.


Rejeição imediata

A vice-presidente do Parlamento Europeu, Katarina Barley, responsável por conduzir a sessão, negou o pedido imediatamente. Ela citou as normas internas, que determinam que homenagens desse tipo só podem ser solicitadas previamente por grupos políticos e anunciadas pelo presidente da plenária.

“Já discutimos isso, e você sabe que o presidente disse não ao minuto de silêncio”, afirmou Barley, recebendo aplausos de parlamentares de centro e esquerda.


Apoio da extrema-direita

A proposta de Weimers contou com apoio do partido alemão AfD e do movimento francês Identity Liberties, ambos de orientação ultradireitista. O grupo europeu Europe of Sovereign Nations chegou a sugerir a indicação de Kirk ao Prêmio Sakharov, concedido a personalidades que se destacam na defesa dos direitos humanos.

O episódio provocou protestos, com deputados batendo nas mesas e gritando contra a decisão. Barley reforçou que a prerrogativa é exclusiva da presidência e que a regra deve ser cumprida.


Repercussão internacional

Líderes da direita mundial lamentaram a morte de Kirk. O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson classificou o assassinato como um ato de “desespero e covardia”. Já o premiê húngaro Viktor Orbán disse que Kirk era um “verdadeiro defensor da fé e da liberdade”.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias