Abandonam o Barco

União Brasil dá 24 horas para filiados deixarem cargos no governo Lula

Resolução da Executiva Nacional prevê punição por infidelidade partidária em caso de descumprimento

JR Vital
por
JR Vital
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por...
crédito: Ascom União Progressista

O União Brasil divulgou nesta quinta-feira (18) uma nota oficial determinando que todos os filiados ao partido deixem, em até 24 horas, os cargos em comissão que ocupam no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a Executiva Nacional, quem descumprir a decisão poderá ser enquadrado por infidelidade partidária.

O comunicado também manifestou apoio ao presidente do partido, Antonio Rueda, alvo de notícias que, segundo a legenda, buscam desgastar sua imagem.

“Causa profunda estranheza que essas inverdades venham a público justamente poucos dias após a determinação oficial de afastamento de filiados do União Brasil de cargos ocupados no Governo Federal. Esse posicionamento foi unanimemente reforçado pela aprovação da resolução que determina aos filiados o desligamento, em até 24 horas, dos cargos públicos de livre nomeação na Administração Pública Federal Direta ou Indireta, sob pena de prática de ato de infidelidade partidária”, diz a nota.

O partido afirmou ainda que seguirá atuando “em sintonia com os anseios da sociedade brasileira” e que não se intimidará com tentativas de ataque a seus dirigentes.

A decisão reforça o distanciamento do União Brasil em relação ao governo Lula, que vinha sendo alvo de críticas internas e disputas por espaço político.

https://www.diariocarioca.com/wp-content/uploads/2025/09/Parimatch-728-90.jpg
Seguir:
JR Vital é jornalista e editor do Diário Carioca. Formado no Rio de Janeiro, pela faculdade de jornalismo Pinheiro Guimarães, atua desde 2007, tendo passado por grandes redações.