terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioAméricasEUADonald Trump chama repórter negra de irritante em coletiva e manda ficar quieta
É censura, que chama?

Donald Trump chama repórter negra de irritante em coletiva e manda ficar quieta

O presidente Donald Trump voltou a atacar a imprensa nesta sexta-feira (19), durante coletiva no Salão Oval da Casa Branca. Ao ser questionado pela jornalista Ebony Mcmorris, da American Urban Radio Networks, sobre planos do governo para Memphis, o republicano a interrompeu e afirmou: “Silêncio… você é muito irritante”.

O episódio reforça a postura agressiva do presidente contra profissionais da imprensa, prática recorrente desde seu primeiro mandato.


Confronto com a imprensa

No momento em que a repórter iniciou sua pergunta, Trump a cortou de maneira ríspida. Usou a palavra inglesa “obnoxious”, que pode significar “irritante”, “insuportável” ou “desagradável”.

Mesmo com a interrupção, Mcmorris insistiu: “Não sou irritante, mas estou tentando perguntar quais são os seus planos para Memphis”. Trump manteve o ataque: “Você é muito irritante… Eu não vou falar com você até eu citar você”, disse, antes de passar a palavra para outro profissional.


Histórico de ataques a jornalistas

O confronto amplia a lista de embates entre Trump e a imprensa. Durante sua carreira política, o republicano já protagonizou cenas semelhantes, especialmente quando confrontado sobre políticas voltadas a estados e cidades governados pelo Partido Democrata.

Esse tipo de ataque mina a relação entre governo e imprensa, prejudica a transparência e dificulta o debate democrático.


Nova ordem sobre vistos H-1B

Ainda nesta sexta-feira, Trump assinou uma ordem executiva que estabelece cobrança de US$ 100 mil (cerca de R$ 532 mil) para emissão de vistos H-1B. Esse visto é usado por profissionais estrangeiros altamente qualificados, contratados temporariamente por empresas norte-americanas, sobretudo nos setores de ciência e tecnologia.

A medida afeta principalmente trabalhadores indianos e chineses, maioria entre os beneficiados. Grandes companhias de tecnologia podem enfrentar aumento de custos e barreiras para manter programas de contratação internacional, com impacto direto na competitividade global do setor.


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Trump elogia Lula na ONU e fala em “química excelente”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (23) ter se encontrado rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a abertura da Assembleia...

França reconhece Estado Palestino durante cúpula da ONU em Nova York

Macron anuncia decisão histórica em meio ao massacre em Gaza, que já deixou mais de 65 mil mortos, e defende solução de dois Estados

Trump associa paracetamol ao autismo e sugere leucovorina como tratamento, sem respaldo científico

Comunidade médica e farmacêuticas contestam declarações do presidente dos EUA, que ligou analgésico a risco de autismo em grávidas

Lula diz que ‘tirania do veto’ impede ONU de evitar atrocidades e volta a afirmar que Gaza sofre ‘genocídio’

Presidente brasileiro discursou em conferência sobre a Palestina, em Nova York, na véspera de abrir a Assembleia Geral da ONU

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina

Países ocidentais anunciam reconhecimento oficial e reforçam compromisso com a solução de dois Estados.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias