quarta-feira, setembro 24, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioEsportesSurfeTrês capixabas no domingo decisivo do CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro
Ondas

Três capixabas no domingo decisivo do CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro

REGÊNCIA, Linhares / ES (Sábado, 20 de setembro) – Três capixabas estão no domingo decisivo do JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro na Reserva Nacional de Surf de Linhares, no Espírito Santo.

O experiente Rafael Teixeira, 32 anos, e as adolescentes Alice Pitanga de 15 anos e Aninha Dagostini de apenas 13 anos, passaram para as semifinais vencendo suas baterias no sábado de boas ondas no pico da Reserva Biológica de Comboios na Praia de Regência. Os tubos apareceram e o potiguar Kayan Medeiros surfou um que valeu nota 8,00, recorde do dia na sexta etapa da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira de Surf, que será encerrada neste domingo, com transmissão ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

     As semifinais femininas vão abrir o domingo na Reserva Nacional de Surf de Regência. A surfista de Búzios, Paloma Olivero, vai enfrentar três paulistas na primeira bateria, Mayara ZampieriSol Carrion e Maeva Guastalla. Na segunda está a cearense atual campeã brasileira, Juliana dos Santos, a carioca Sarah Ozorio e as duas jovens surfistas locais, Aninha Dagostini e Alice Pitanga.

     No confronto seguinte, Rafael Teixeira disputa a primeira semifinal do JISK apresenta CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro com o paulista Renan Pulga, o baiano Junio Santos e o potiguar do tubo nota 8,00 no sábado, Kayan Medeiros. Na outra, estão o cearense Guilherme Lemos, o paulista Pedro Dib, o pernambucano Cauã Nunes e o paranaense Anuar Chiah. 

     A grande surpresa do sábado foi a classificação das duas surfistas do Espírito Santo, que aproveitaram esta etapa inédita da CBSurf em Regência, para competir pela primeira vez na Taça Brasil. No masculino, foram onze capixabas estreando em casa no circuito de acesso para a elite nacional da entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), como a responsável pela administração do surf no país. A primeira a confirmar vaga nas semifinais do CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro foi a surfista de Linhares, Aninha Dagostini.

     “Eu só deixei o surf fluir mesmo”, disse Aninha Dagostini“No início da bateria, eu tava meio perdida. Aí, depois que peguei a primeira onda, consegui achar mais ondas para mostrar um pouco do meu surf. Estou muito feliz de ter avançado, porque cada dia está ficando melhor aqui e espero continuar avançando nessas altas ondinhas que está tendo”.

SURFISTA DO PROGRAMA TALENTO FEMININO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA

     Aninha Dagostini tem apenas 13 anos de idade e já fez parte do Programa Talento Feminino da Confederação Brasileira de Surf, organizado pela vice-presidente Brigitte Mayer, que é a Diretora do Núcleo Feminino da CBSurf, com a também ex-campeã brasileira, Andréa Lopes, fazendo parte da equipe como técnica, junto com a supercampeã no Longboard e Coordenadora do Núcleo Feminino, Karina Abras. O programa visa descobrir novos talentos em todo o país e preparar as atletas para garantir um futuro mais sólido do surfe feminino no Brasil.

     Alice Pitanga é outra promessa do surf brasileiro revelada no estado do Espírito Santo. Em 2021, quando tinha somente 11 anos, a surfistinha de Vila Velha foi campeã estadual nas categorias Sub-12 e Sub-14. Ela também foi campeã amadora Open em 2023 e bicampeã capixaba Sub-16 em 2023 e 2024. No sábado, Alice Pitanga ganhou a última quarta de final com a maior nota feminina – 6,47 – do evento. Com ela, derrotou duas tops da elite da CBSurf que disputa o Dream Tour, a jovem paulista Mayara Zampieri e a carioca Julia Duarte campeã brasileira no ranking da Taça Brasil em 2023.

     “Estou muito feliz e quero primeiramente agradecer a Deus, ao meu pai e a minha mãe”, disse Alice Pitanga, na entrevista da transmissão ao vivo pelo CBSurfPLAY“No início da bateria eu fiquei bem perdida, não tava conseguindo me achar. Aí do nada, veio uma onda muito boa e fiquei muito feliz. Quero agradecer também meus patrocinadores, meu treinador Diogo Leão e estou muito ansiosa, porque minha irmã tá chegando e eu vou tentar fazer uma final por ela também”.

     A tarefa das duas surfistas do Espírito Santo não será fácil. Elas vão disputar as duas últimas vagas na grande final do JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro com a cearense Juliana dos Santos, que veio direto de El Salvador, onde integrou a Seleção Brasileira de Surf no ISA World Games encerrado no domingo passado. Além da campeã brasileira, que já tem duas vitórias em cinco finais em etapas da Taça Brasil, tem a jovem carioca Sarah Ozorio, de 17 anos, que chega nas semifinais pela primeira vez como as capixabas.

RAFAEL TEIXEIRA QUER DEIXAR O TÍTULO DE CAMPEÃO EM CASA NO DOMINGO

     Chegar na final, mas com mais bagagem para tentar deixar o título do CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro em casa, é o objetivo do experiente Rafael Teixeira. No domingo passado, ele foi finalista da etapa da Taça Brasil em Búzios, ficando em terceiro lugar nas ondas gigantes da Praia de Geribá. Com a classificação para as semifinais no sábado, Rafael Teixeira entrou na lista provisória dos 8 surfistas que a Taça Brasil indica para a elite dos top-22 da CBSurf em 2026. Ele pode alcançar a quinta posição no ranking, com os 5.000 pontos da vitória no domingo.

     “Regência é um lugar que eu amo surfar, me sinto muito bem aqui e tentei surfar tranquilo”, disse Rafael Teixeira, após a sua segunda vitória no sábado. “Entrou o vento ladal agora, mas as condições estão bem divertidas, principalmente nas esquerdas. Minha estratégia foi surfar solto e pegar um pouco mais de ondas do que na primeira bateria. Amanhã, a expectativa é boa, acho que vai ter (vento) terral forte, então os tubos vão aparecer. É a Regência que todo mundo quer ver, então acredito que vai ser um dia final muito especial e bora ganhar esse troféu em casa”.

KAYAN MEDEIROS SURFA O MELHOR TUBO NAS ONDAS DE REGÊNCIA

     No sábado, os tubos já apareceram no pico da Reserva Biológica de Comboios na Praia de Regência. Alguns surfistas se classificaram pegando tubos nas esquerdas e o melhor foi o do potiguar Kayan Medeiros. Ele botou pra dentro, ficou entocado lá dentro e saiu limpo, para receber nota 8,00 dos juízes. Foi a maior do dia e o surfista que mora na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira, Baía Formosa, fez o maior placar do CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro, 13,93 pontos. E ainda ganhou um óculos Apolo Eyewear de prêmio pela maior nota do dia.

     “Estou muito feliz por essa oportunidade de estar aqui em Regência, que é um lugar que eu amo”, disse Kayan Medeiros“No ano passado, eu vim pra cá junto com o meu time do Açaí do Joca, junto com o Samuel Joquinha e o Rafael Barbosa também. Nós pegamos altos tubos aqui no ano passado, então eu já tenho uma conexão com esse lugar. Estou muito feliz por poder estar aqui e agradeço toda a galera e ao meu parceiro de quarto, Cauet Frazão, que tá aí dando aquela força”.

CLASSIFICAÇÕES NA EMOÇÃO DAS ONDAS SURFADAS NO ÚLTIMO MINUTO

     Os recordes do Kayan Medeiros no sábado, foram registrados na sexta bateria do dia, com ele e o paulista Pedro Dib eliminando um dos favoritos ao título do CBSurf Taça MS Brasil Regência Surf Pro, o capixaba bicampeão brasileiro Krystian Kymerson. Depois, o potiguar competiu na bateria que fechou o sábado e foi vencida de forma emocionante por Cauã Nunes. O pernambucano buscou a vitória nas duas ondas que surfou no último minuto, saltando do terceiro para o primeiro lugar.

     “Foi muita emoção agora e estou me sentindo muito feliz”, disse Cauã Nunes“Tanto nas oitavas, como nas quartas, eu virei na última onda assim e a emoção sempre fica maior no final. Eu agradeço a Deus primeiramente, por estar me dando essa oportunidade de estar aqui competindo com esses atletas, que são um espelho pra mim. Minha preparação pra amanhã é me manter focado pra dar meu melhor e vamo embora com tudo. Uuhhhuuu”.

QUATRO SURFISTAS ESTREANTES EM SEMIFINAIS NA TAÇA BRASIL

     Cauã Nunes é um dos quatro surfistas que chegaram nas semifinais em etapas da Taça Brasil pela primeira vez. Os outros são o potiguar Kayan Medeiros, o cearense Guilherme Lemos campeão brasileiro Sub-18 da CBSurf esse ano e o baiano Junio Santos, que venceu a primeira quarta de final no sábado. O paranaense Anuar Chiah tem um vice-campeonato em casa em Matinhos no ano passado, mesmo resultado do paulista Pedro Dib na primeira etapa de 2023 em Porto de Galinhas (PE).

     O capixaba Rafael Teixeira está vindo de um terceiro lugar na etapa de Búzios encerrada no domingo passado, onde o paulista Renan Pulga foi vice-campeão na vitória do catarinense Yuri GabryelRenan Pulga é um recordista em semifinais na Taça Brasil. Agora no MS Regência Surf Pro, é a nona vez e já decidiu o título em cinco etapas, mas só ganhou o primeiro que disputou na Praia da Taíba (CE) em 2022. Além do vice-campeonato em Búzios, foi terceiro colocado em Ubatuba (SP) esse ano também e em São Francisco do Sul no ano passado, quando teve um quarto lugar em Torres (RS).  

SEGUNDA ETAPA DA TAÇA BRASIL 2025 EM RESERVA NACIONAL DE SURF

     Regência é uma das quatro praias do país a receber o título de “Reserva Nacional de Surf”, das organizações ambientais “Conservação Internacional (CI-Brasil)” e “Instituto Aprender Ecologia”. A Confederação Brasileira de Surf é reconhecida como a entidade oficial do esporte no país pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e já realizou uma etapa da Taça Brasil em outra “Reserva Nacional de Surf” esse ano, da Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

     O JISK apresenta CBSurf Taça Brasil WS Regência Surf Pro é uma realização da Federação de Surf do Espírito Santo (FESURF) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e suporte da Associação de Surf de Linhares (ASL) e Associação de Surf de Regência (ASR). Esta sexta etapa da Taça Brasil 2025 terá patrocínio de Monster Energy, B2 You, Sítio Belas Ondas e apoio da Prefeitura Municipal de Linhares, ICMBio, Subtil SS Surfwear, Vila Surf Shop, Bem Natural, Hortifruti, Calango Offroad, Natura Avon, Sal Marinho, Regência Mel de Cacau, AVA Sem Limites, Apolo Eyewear, Surf Guru e Fascinium Cervejaria.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Mayara Zampieri e Renan Pulga campeões do CBSurf Taça Brasil MS Regência Surf Pro

Os títulos da sexta etapa da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira na Reserva Nacional de Surf do Espírito Santo vão para São Sebastião (SP)

Aurora Ribeiro e Yuri Gabryel vencem no mar épico do CBSurf Taça Brasil Búzios Open

A paulista e o catarinense mostraram a força da nova geração com as vitórias nas grandes ondas da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios

Títulos do CBSurf Taça Brasil Búzios Open serão decididos na manhã do domingo

No sábado de altas ondas na Praia de Geribá, foram formadas as semifinais masculinas e a decisão feminina da etapa apresentada por Brasil Surfe Clube Aretê Búzios

Douglas Silva é a Seleção Brasileira de Surf no evento principal do ISA Surfing Games

O campeão brasileiro já está a duas baterias da decisão pela medalha de ouro e o restante do time segue pelo caminho mais longo da repescagem

Surfistas já escalados no Brasil Surfe Clube Aretê Búzios apresenta CBSurf Taça Brasil Búzios Open

A etapa inédita da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf em Armação dos Búzios começa nesta quinta-feira com 121 surfistas de 11 estados do país

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias