A Grande São Paulo enfrenta nesta segunda-feira (22) fortes temporais que já deixaram mais de 500 mil imóveis sem energia elétrica, de acordo com balanço atualizado pela concessionária Enel.
Na capital paulista, 381 mil residências estão sem luz, enquanto municípios da região metropolitana, como Cajamar, registram índices críticos — quase 90% dos clientes estão sem fornecimento.

Ventos e estragos
A Defesa Civil estadual emitiu alerta para rajadas de vento de até 90 km/h, risco de granizo, quedas de árvores e destelhamentos. O fenômeno está associado à propagação de uma linha de instabilidade provocada pela chegada de uma frente fria.
No interior, cidades como Avaré, Bauru e Marília também sofreram com os ventos fortes. Em São Paulo, um dos pontos mais afetados foi o bairro do Brás, onde o teto de um estacionamento desabou sobre carros na rua Coronel Mursa.
🚨 O Corpo de Bombeiros já atendeu:
- 284 ocorrências de queda de árvores;
- 13 chamados para enchentes;
- 8 pedidos de socorro por desabamentos.
Ao menos oito pessoas ficaram feridas em diferentes ocorrências ligadas à tempestade.
Impactos no trânsito e transporte
A avenida 9 de Julho ficou parcialmente bloqueada após a queda de uma árvore, obrigando motoristas a desviar pela calçada. Outras vias também registram interdições parciais.
Na rede de transporte, a linha 7-Rubi da CPTM opera com velocidade reduzida, enquanto as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade seguem em funcionamento normal.
Vídeos mostram estragos
Moradores registraram quedas de árvores, ruas alagadas e o desabamento no Brás. Veja abaixo: