Ao se dirigir neste sábado (18/10) a uma plateia formada por estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) que lotaram o Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu estímulo à educação e um recado firme de soberania nacional.
Durante o aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Lula afirmou que o Brasil do futuro será melhor e que nenhuma jovem tem o direito de desistir, mesmo diante das dificuldades.
“O Brasil do futuro será melhor do que o Brasil do presente. Ninguém na idade de vocês tem o direito de desistir. Por mais que se tenha dificuldade em casa, por mais que se tenha dificuldade financeira, por mais que às vezes as coisas não andem bem, não há possibilidade de vocês, na idade de vocês, desistirem”, disse o presidente, motivando os estudantes a perseguirem seus sonhos.
Ampliação dos cursinhos populares
Acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda), Lula assinou o termo de compromisso para o edital da CPOP de 2026, que prevê investimento de R$ 108 milhões para ampliar a rede para até 500 cursinhos populares em todo o país. A iniciativa visa fortalecer os cursinhos pré-vestibulares comunitários e focados no Enem, ampliando oportunidades para estudantes negros, indígenas e em situação de vulnerabilidade social.
Camilo Santana destacou que a rede ganhou força com o apoio federal e alcançou um patamar que precisa ser transformado em política de estado, lembrando que já são 384 cursinhos apoiados, atendendo mais de 12 mil alunos.
Educação como motor da soberania e inclusão
Lula frisou que educação de qualidade é o caminho para o desenvolvimento do Brasil.
“Este país nunca levou a sério a educação para o povo pobre. O maior sonho dos pais e das mães não é deixar riqueza, mas garantir uma profissão para os filhos”, afirmou o presidente.
Ele afirmou ainda que o Brasil não quer ser apenas exportador de matérias-primas, mas de conhecimento, inteligência e valor agregado.
Integração de políticas públicas
A CPOP é integrada a outros programas do governo, como o Pé-de-Meia, que incentiva a permanência no ensino médio, além de estimular a participação de jovens no Enem e seu acesso à universidade por meio do Sisu, Prouni e Fies.
Fernando Haddad relembrou conquistas importantes nas últimas duas décadas, destacando o Prouni, criação que permitiu acesso à educação superior a milhões de brasileiros que antes não tinham oportunidade.
Um recado contra pressões externas
O discurso de Lula também teve momento para reafirmar a soberania nacional. Em meio a tensões com os Estados Unidos, o presidente afirmou que “ninguém fala grosso com o Brasil” e que o país defenderá sua independência política, em consonância com uma América Latina livre e respeitada.
