GUARDA DO EMBAÚ, Palhoça / SC (Sábado, 1 de novembro) – O Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival apresentado pela Secretaria de Turismo de Palhoça já consagrou o catarinense Yuri Gabryel, de 16 anos, como o mais jovem campeão brasileiro da Taça Brasil. O título foi confirmado pelo cearense Cauã Costa, quando derrotou o último concorrente, Weslley Dantas, nas quartas de final no sábado ensolarado na Guarda do Embaú. Já a campeã brasileira de 2025 só será conhecida neste domingo, com Silvana Lima precisando vencer a etapa inédita da Confederação Brasileira de Surf na 9.a Reserva Mundial de Surf, para tirar o título da também cearense Juliana dos Santos. As semifinais começam as 7h30, ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
O primeiro duelo será entre a carioca Julia Duarte e a catarinense Isabelle Nalu, que detém todos os recordes femininos do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. E o segundo é um verdadeiro clássico entre as surfistas olímpicas e campeãs brasileiras, Silvana Lima e Tainá Hinckel, que está competindo em casa com apoio de toda a torcida de Palhoça. Nas semifinais masculinas, o cearense Cauã Costa enfrenta o paulista Gabriel André e a segunda vaga na grande final será disputada pelo carioca Lucas Silveira e outro cearense, Michael Rodrigues, que mora em Florianópolis.
O catarinense Yuri Gabryel perdeu na sexta-feira e a sua primeira posição no ranking ficou ameaçada por dois surfistas do litoral paulista, que se classificaram para as oitavas de final. Ele nem estava na Guarda do Embaú no sábado, preferiu ficar em casa em Florianópolis, assistindo a transmissão ao vivo com amigos e familiares. O primeiro concorrente a competir foi Weslley Dantas, que derrotou o paraibano José Francisco na segunda bateria do sábado e seguiu na briga. O outro era Alex Ribeiro, que perdeu o duelo seguinte para o também paulista Gabriel André e saiu da disputa.
Weslley Dantas já ganhou o principal título da Confederação Brasileira de Surf no Dream Tour em 2023 e precisava da vitória no Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival, para ser campeão da Taça Brasil pela primeira vez. O ubatubense teria ainda que passar pelas quartas de final, depois pelas semifinais que vão abrir o domingo. Só que o cearense Cauã Costa, que mora no Rio de Janeiro, achou as melhores ondas e venceu por 11,57 a 9,73 pontos. Com isso, Yuri Gabryel já foi anunciado como campeão brasileiro da Taça Brasil 2025.
CAMPEÃO BRASILEIRO MAIS JOVEM DA HISTÓRIA DA TAÇA BRASIL DA CBSURF
“Eu estou aqui na minha casa na Areias do Campeche e to muito feliz em saber agora que sou campeão brasileiro da Taça Brasil”, disse Yuri Gabryel, que neste ano já conquistou o título da categoria Sub-16 da Confederação Brasileira de Surf. “Estou muito feliz mesmo e não tenho nem palavras pra explicar. Não tava na minha meta isso, mas deu bom e é isso, tamo junto com toda a galera que ficou na torcida e bora, que terça-feira começa o Dream Tour na Praia Mole”.
Cauã Costa conquistou o primeiro título brasileiro da Taça Brasil em 2022 e elogiou o novo campeão: “O Yuri é um moleque que quebra muito. A nova geração tá vindo com tudo e ele é um nome de peso. Tenho certeza de que ele vai dar muito trabalho pra gente e pra geração dele também. Fico felizão por ele, eu já ganhei esse título também em 2022, quando eu tinha 19 anos e ele é novinho, tem 16 né. O moleque tá quebrando muito, é um aerealista nato e desejo tudo de bom pra ele”.
O cearense que mora na capital carioca há muitos anos, também comentou sobre a vitória contra o Weslley Dantas: “Bateria insana. Eu sabia que ia ser bem perigosa, porque o Weslley tem várias armas, várias cartas na manga e eu não poderia deixar ele solto. Tentei me manter perto dele ao máximo pra garantir a vitória e consegui vencer essa, mas ele me venceu quase todas as baterias que a gente disputou. Foi uma vitória importante pra mim, agora estou na semi e vamo pra próxima”.
SHOW DE SURF FECHA O SÁBADO DE CENÁRIO PERFEITO NA GUARDA
Para fechar o sábado com cenário perfeito no santuário ecológico da Guarda do Embaú, com Sol, praia cheia, boas ondas e até com baleias marcando presença, outro cearense brilhou no show de surf valendo a última vaga nas semifinais. Michael Rodrigues ganhou nota 9 numa direita, iniciando com um aéreo full rotation muito alto, seguido por uma série de três manobras potentes de frontside. Esse duelo de ex-surfistas da elite do CT, registrou os maiores somatórios do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. Michael venceu o paranaense Peterson Crisanto por incríveis 15,00 a 14,94 pontos.
“Estou muito feliz por ter vencido a bateria. Eu tive outras oportunidades de fazer essa nota antes, mas acabei abortando a missão. Esse tipo de confronto fica uma pressão tão grande, que acaba passando com dois 5, então essa foi o contrário disso”, destacou Michael Rodrigues. “A gente conseguiu soltar o surf, cada um fazendo seus aéreos e foi uma loucura. Chegar aqui e fazer uma performance dessa, é sensacional. Eu to me sentindo muito leve agora e muito feliz também”.
ISABELLE NALU PASSA PARA AS SEMIFINAIS BATENDO PRÓPRIO RECORDE
Nas quartas de final femininas, realizadas entre as oitavas e quartas masculinas, o grande destaque foi a catarinense Isabelle Nalu. No duelo com a Potira Castaman, ela achou boas esquerdas para mostrar a potência do seu backside e aumentou de 7,50 para 7,67, o seu próprio recorde de nota no Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. Isabelle Nalu também fez o maior somatório feminino do evento, 13,33 pontos da sua estreia na Reserva Mundial de Surf.
“Eu to superanimada de estar surfando aqui na Guarda, que tem altas ondas”, disse Isabelle Nalu. “Mesmo com esse vento forte, dá pra soltar o surf, dá pra achar umas ondas iradas e to superfeliz que estou conseguindo mostrar mais o meu surf. Eu to superanimada, bora pra semi e eu gosto muito dessas etapas da Taça Brasil, porque consigo me divertir um pouco mais e acho que dá pra ver isso nas baterias. Eu to com minha família inteira aqui e superfeliz de ter passado pra semifinal”.
TAINÁ HINCKEL SEGUE NA BUSCA PELO TROFÉU RICARDO DOS SANTOS
A bateria seguinte foi vencida pela local, Tainá Hinckel, que quer conquistar o Troféu Ricardo dos Santos, ídolo da Guarda do Embaú que 10 anos atrás foi assassinado em frente a sua casa. A Federação Catarinense de Surf está homenageando o Ricardinho nos troféus de campeão e campeã do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. Tainá está invicta em casa e ganhou a sua quarta bateria da jovem paulista Luiza Savoi, com seu ataque de backside nas esquerdas da Guarda.
“Estou feliz por ter passado essa bateria”, disse Tainá Hinckel, que tinha a torcida de várias crianças na praia. “As condições estão um pouco difíceis ali, muito vento, foi uma bateria bem disputada e to feliz em ter passado pro último dia. Agora é seguir passo a passo, bateria por bateria. O dia de hoje tá feito e bora com tudo pra amanhã. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”.
SILVANA LIMA TENTA MAIS UM TÍTULO BRASILEIRO NESTE DOMINGO
As quartas de final foram encerradas no confronto de gerações entre as duas surfistas com chances de tirar o título brasileiro da Taça Brasil 2025 da cearense Juliana dos Santos, que perdeu na sexta-feira. A hexacampeã brasileira Silvana Lima, 41 anos, mostrou toda a sua experiência contra a jovem paulista Mayara Zampieri, de 18 anos. A cearense ficou mais ativa dentro d´água e pegou as ondas certas para conseguir a vitória nas difíceis condições, com longas calmarias e muito vento.
“A Mayara surfa muito e é difícil de ganhar dela”, destacou Silvana Lima. “Eu já perdi algumas vezes para ela, é uma menina que realmente tenho admiração, vejo que é bem focada, vem evoluindo a cada ano, então eu sabia que não ia ser fácil. Eu queria ter surfado melhor, não deu, mas o importante era passar a bateria”.
UM CLÁSSICO ENTRE TAINÁ HINCKEL E SILVANA LIMA NAS SEMIFINAIS
Silvana Lima também falou sobre o desafio na busca de mais um título brasileiro: “Antes disso, tem uma pedreira pela frente, a Tainá que é local aqui, então vai ser uma bateria bem boa. Poderia ser até a final, mas isso faz parte do jogo e eu gosto quando a bateria é boa, que acaba me animando mais pra surfar o meu melhor. Já é um clássico né contra a Tainá e certamente o bicho vai pegar”.
A Secretaria de Turismo de Palhoça apresenta Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival é uma realização da Federação Catarinense de Surf em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e acontece com patrocínios da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Palhoça, da Mini Kalzone e Águas de Palhoça, contando também com apoio da Prefeitura de Paulo Lopes, Mormaii, Parafinas Fu-Wax, Surfland Brasil, Embaú Surf Club, Guarda Gosto Restaurante, Morada Girassol, Zulu Land, MB Marketing e Eventos, Quantum Engenharia e suporte institucional da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú e da 9.a Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú. A competição será transmitida ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.


