quarta-feira, setembro 24, 2025
21 C
Rio de Janeiro
InícioArtesFilmes e Séries“Samba Infinito”, curta com Gilberto Gil e Camila Pitanga, estreia em Cannes
Lançamento

“Samba Infinito”, curta com Gilberto Gil e Camila Pitanga, estreia em Cannes

Tem mais Brasil no Festival de Cannes. O curta-metragem “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, com participação especial de Gilberto Gil e Camila Pitanga, fará sua estreia mundial no festival francês dentro da competição de curtas da Semana da Crítica, mostra paralela de Cannes, que tem como objetivo destacar realizadores promissores. A trama acompanha o carnaval de um gari, que, após perder sua irmã, encontra uma criança perdida na rua e decide ajudá-la. O filme é protagonizado por Alexandre Amador e marca a estreia do ator-mirim Miguel Leonardo.

“Dirigir esse elenco foi uma das maiores honras da minha carreira. O filme é profundamente inspirado no repertório artístico e na filosofia de Gilberto Gil, então tê-lo no elenco foi uma alegria imensa. Ao lado dele, os talentos luminosos de Camila Pitanga e do nosso protagonista Alexandre Amador formam um trio que brilha na tela”, declara Leonardo Martinelli. O cineasta destaca ainda a importância da narrativa brasileira em um dos maiores eventos do audiovisual do mundo: “estrear em Cannes, o maior festival de cinema do mundo, é algo muito significativo para toda nossa equipe. Temos uma obra que reflete as belezas e contradições do Carnaval, além da força simbólica do trabalho de um gari durante essas festas.”

Para Lucas Rossi, da Baraúna Filmes, produtora do curta, a seleção para Cannes é especialmente significativa. “Produzir este filme foi um desafio maravilhoso. A gente conseguiu unir um elenco e uma equipe repleta de gente talentosa e alto astral, eu acredito muito que tudo isso chega lá na tela. A Baraúna tem vários curtas que rodaram muitos festivais, mas essa seleção é diferente, não só por ser o festival de Cannes, mas por ser um momento onde o cinema brasileiro está se fortalecendo muito lá fora. É muito legal pra gente participar deste diálogo. Além disso, é o primeiro filme da produtora que não é dirigido por um dos sócios – eu, Renan ou Morotó. Gostamos muito do cinema do Léo e foi um prazer imenso poder contribuir na trajetória dele realizando o “Samba Infinito”. O filme é lindo e é uma viagem no tempo também, estou ansioso para ver na tela grande, com som alto e dentro de uma sala escura”, conta.

Realizado com apoio da RioFilme, CNC e France Télévisions, “Samba Infinito” é uma co-produção da Baraúna Filmes (Brasil), Pseudo Filmes (Brasil) e Les Valseurs (França).

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Leonardo Martinelli

Estrelando: Alexandre Amador, Miguel Leonardo, Camila Pitanga, Gilberto Gil

Produção: Renan Barbosa Brandão, Rafael Teixeira, Leonardo Martinelli, Lucas H. Rossi, Clara Marquardt, Justin Pechberty, Damien Megherbi

Co-produção: Giulia Butler

Produção Executiva: Lucas H. Rossi, Rafael Teixeira, Renan Barbosa Brandão, Leonardo Martinelli

Direção de Fotografia: João Atala

Direção de Arte: Ananias de Caldas, Brian Thurler

Figurino: Ana Avelar

Montagem: Lobo Mauro

Trilha Musical: André Mendonça, Fabio Carnèiro

Som Direto: Victor Tigronez

Edição e Mixagem de Som: Fabio Carnèiro

Produção de Elenco: Pedro Henrique França

Elenco de Apoio: Dida Camero, João Fontenele

SINOPSE

Durante o Carnaval carioca, um gari enfrenta o luto pela perda da irmã enquanto cumpre suas obrigações de trabalho. Em meio à folia dos blocos de rua, ele encontra uma criança perdida e decide ajudá-la.

Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

“O Ceará é parte de mim”, diz Mariana Ximenes ao receber homenagem no 35° Cine Ceará 

Atriz tem raízes cearenses e recebeu o Troféu Eusélio Oliveira como reconhecimento pela trajetória, especialmente no cinema

“Truque de Mestre – O 3º Ato” ganha novo cartaz

Com distribuição da Paris Filmes, filme estreia em novembro nos cinemas

Morre Robert Redford, lenda de Hollywood

Astro de Hollywood e cineasta, Robert Redford morre aos 89 anos; ator fundou o prestigiado Festival de Sundance.

Filmes do Rio de Janeiro são premiados no FAM 2025

Pelo voto popular, a animação A História de Ayana e o documentário À Flor da Pele venceram nas mostras Infantojuvenil e Petrobras On-line

O Agente Secreto vai representar o Brasil no Oscar 2026

Filme de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema; longa, ambientado em 1977, venceu prêmios em Cannes.

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias