A cidade de Maricá deu início nesta sexta-feira (5) à 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), evento que se consolidou como um dos maiores do gênero no país. A edição deste ano homenageia a escritora Conceição Evaristo, referência da literatura brasileira contemporânea, e traz uma programação que combina literatura, debates políticos, cultura popular e shows de grandes artistas nacionais.
Até o dia 14 de setembro, a programação inclui mais de 70 debates, rodas de conversa e apresentações culturais. Durante as sextas, sábados e domingos, a FLIM será encerrada com shows musicais de nomes como Seu Jorge, Jorge Vercillo, Mari Fernandez, Thiago Martins e Leoni.
“Toda a minha obra estará disponível no evento, e eu estarei presente para conversar com leitores e dar autógrafos. Além disso, será uma oportunidade de estar com vários escritores e escritoras do país”, destacou Conceição Evaristo, vencedora de prêmios como o Jabuti e moradora de Maricá.
Programação diversa e inclusiva
A FLIM se divide em diferentes espaços. A tenda central, chamada Papo FLIM, recebe os principais encontros. O primeiro fim de semana terá mesas como “Crônicas Urbanas”, com Ruy Castro e Jessé Souza; “AFROTopias”, com Renato Noguera e Kiusam de Oliveira; e “Escrivivências da Quebrada”, com Jessé Andarilho, MV Bill e outros convidados.
O público jovem ganha protagonismo na tenda FLIM Jovem, que discute temas como movimento estudantil, carreiras, hip hop, esporte e juventudes periféricas, com participação de Projota, Thalita Rebouças e Faiska & Fumassa.
Já a FLIMzinha é dedicada às crianças, com contação de histórias, pintura facial, personagens de desenhos animados e a participação da Mangueira do Amanhã.
Escritores locais e diversidade cultural
A festa também valoriza os talentos de Maricá, reunindo mais de 100 escritores locais entre professores, estudantes e autores independentes. Os artistas da cidade terão espaço para lançar livros, autografar e vender suas obras.
Nomes consagrados da literatura e da cultura nacional também participam, entre eles Bárbara Carine, Jeferson Tenório, Luiz Antonio Simas, Helena Theodoro, Xico Sá, Leo Jaime, Hélio de La Peña, Nath Finanças e Maria Ribeiro, além dos convidados internacionais Teresa Cárdenas (Cuba), Eliseu Baroni (Guiné-Bissau) e Balam Rodrigo (México).
Incentivo à leitura e acesso popular
A participação na FLIM é gratuita. Para ampliar o acesso, a Prefeitura de Maricá disponibilizou o FLIM Card, um voucher digital de R$ 200 para estudantes da rede pública, bolsistas universitários e profissionais da Secretaria de Educação, que poderá ser utilizado nos estandes de livros e editoras locais.