terça-feira, setembro 23, 2025
22 C
Rio de Janeiro
InícioArtesLiteraturaMaricá abre a 10ª FLIM com homenagem a Conceição Evaristo

Maricá abre a 10ª FLIM com homenagem a Conceição Evaristo

Festa Literária Internacional reúne mais de 70 debates, rodas de conversa, autores premiados e apresentações musicais entre 5 e 14 de setembro

A cidade de Maricá deu início nesta sexta-feira (5) à 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), evento que se consolidou como um dos maiores do gênero no país. A edição deste ano homenageia a escritora Conceição Evaristo, referência da literatura brasileira contemporânea, e traz uma programação que combina literatura, debates políticos, cultura popular e shows de grandes artistas nacionais.

Até o dia 14 de setembro, a programação inclui mais de 70 debates, rodas de conversa e apresentações culturais. Durante as sextas, sábados e domingos, a FLIM será encerrada com shows musicais de nomes como Seu Jorge, Jorge Vercillo, Mari Fernandez, Thiago Martins e Leoni.

Toda a minha obra estará disponível no evento, e eu estarei presente para conversar com leitores e dar autógrafos. Além disso, será uma oportunidade de estar com vários escritores e escritoras do país”, destacou Conceição Evaristo, vencedora de prêmios como o Jabuti e moradora de Maricá.

Programação diversa e inclusiva

A FLIM se divide em diferentes espaços. A tenda central, chamada Papo FLIM, recebe os principais encontros. O primeiro fim de semana terá mesas como “Crônicas Urbanas”, com Ruy Castro e Jessé Souza; “AFROTopias”, com Renato Noguera e Kiusam de Oliveira; e “Escrivivências da Quebrada”, com Jessé Andarilho, MV Bill e outros convidados.

O público jovem ganha protagonismo na tenda FLIM Jovem, que discute temas como movimento estudantil, carreiras, hip hop, esporte e juventudes periféricas, com participação de Projota, Thalita Rebouças e Faiska & Fumassa.

Já a FLIMzinha é dedicada às crianças, com contação de histórias, pintura facial, personagens de desenhos animados e a participação da Mangueira do Amanhã.

Escritores locais e diversidade cultural

A festa também valoriza os talentos de Maricá, reunindo mais de 100 escritores locais entre professores, estudantes e autores independentes. Os artistas da cidade terão espaço para lançar livros, autografar e vender suas obras.

Nomes consagrados da literatura e da cultura nacional também participam, entre eles Bárbara Carine, Jeferson Tenório, Luiz Antonio Simas, Helena Theodoro, Xico Sá, Leo Jaime, Hélio de La Peña, Nath Finanças e Maria Ribeiro, além dos convidados internacionais Teresa Cárdenas (Cuba), Eliseu Baroni (Guiné-Bissau) e Balam Rodrigo (México).

A participação na FLIM é gratuita. Para ampliar o acesso, a Prefeitura de Maricá disponibilizou o FLIM Card, um voucher digital de R$ 200 para estudantes da rede pública, bolsistas universitários e profissionais da Secretaria de Educação, que poderá ser utilizado nos estandes de livros e editoras locais.


Parimatch Cassino online
Redacao
Redacaohttps://www.diariocarioca.com
Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

Relacionadas

Gilberto Schwartsmann reinventa Odisseu em versos contemporâneos

Médico oncologista, dramaturgo e bibliófilo, o autor apresenta “Odisseu: O herói humano da Odisseia”, já disponível nas livrarias.

Jaguar, O Pasquim e acervos digitais

Cartunista falecido no último domingo (24) foi um dos fundadores do jornal que marcou época

Cada pai, uma sentença

Há inúmeros tipos de pai nas artes. Quer melhor dia para relembrar deles do que o Dia dos Pais?

75 anos do Maracanaço

Na mesma semana em que se encerra o Mundial de Clubes, o Brasil lembra aquela que seria a primeira catástrofe dos gramados

 Niède Guidon

Arqueóloga e idealizadora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Niède faleceu neste 4 de junho

Mais Notícias

Assuntos:

Mais Notícias